5 livros em português sobre as ideias de Mahatma Gandhi, que inspirou Martin Luther King Jr

Martin Luther King conheceu as ideias de Gandhi durante viagem à Índia em 1959. Credito: King Institute

Mahatma Gandhi inspirou pessoas por várias décadas, em todo o mundo. Uma delas foi o líder dos direitos civis dos Estados Unidos Martin Luther King Jr (1929-1968), que pregou a desobediência civil e a não violência. Eles nunca se conheceram pessoalmente porque o americano tinha somente 19 anos quando Gandhi foi assassinado, em janeiro de 1948. Vinte anos depois, Martin Luther King Jr foi assassinado. Ele conheceu as ideias de Gandhi em uma viagem à Índia realizada em 1959.

Gandhi se referia à tática da não-violência como “satyagraha”, palavra do sânscrito, que significa a força (ou firmeza) da verdade. Ou seja, praticar “satyagraha” significa que uma pessoa deveria procurar a verdade e o amor ao mesmo tempo em que se recusa a participar de algo que acredita ser errado, por meio da resistência não-violenta. Foi esse princípio que liderou o movimento de independência da Índia do Império Britânico, que ocorreu em 1947.

Aqui está uma lista de sete livros em português para conhecer melhor o pensamento de Gandhi:

Autobiografia, Minha Vida e Minhas Experiências com a verdade – Mohandas K. Gandhi (Palas Athena- 1999): Este é um dos melhores livros em português para quem quer entender as ideias de Gandhi. É a primeira tradução direta do inglês da autobiografia de Gandhi. Conceitos como o da Ahimsa (não-violência), são bem explicados nessa obra que aborda as origens do líder pacifista, suas relações familiares, sua formação como advogado, líder e educador, sua vida na África do Sul e sua volta à Índia, onde criou um ashram, retiro espiritual. A primeira edição da autobiografia foi publicada em dois volumes, na língua Gujarate: um em 1927 e outro em 1929.

A virtude da ravia e outras lições espirituais do meu avô Mahatma Gandhi – Arun Gandhi (Editora Sextante, 2017): Arun Gandhi (nascido em 1934) foi morar com o avô quando tinha 12 anos de idade e essa experiência foi muito importante para que o menino entendesse as ideias do Mahatma. Entre as lições valiosas que Arund Gandhi teve estão os cinco pilares da não-violência; direcionar o poder da raiva para o bem e considerar a humildade uma força.

Mahatma Gandhi pregou a desobediência civil e a não violência. Credito: Mkgandhi.org

Gandhi, Poder, Parceria e Resistência – Ravindra Varma (Palas Athena, 2002): O autor é considerado como um dos maiores intérpretes do pensamento de Gandhi. Verma, que conviveu com Gandhi, deu algumas palestras no Brasil em 2001. A Associação Palas Athena (que divulga a cultura da paz e o pensamento do líder indiano), publicou, em parceria com a UNESCO, o conjunto dessas palestras: Os Valores e a Paz; A Atualidade do Pensmaento Gandhiano; e A Paz no Século 21.

Gandhi, minha vida e minha mensgaem , quadrinhos, de Jason Quinn, ilustrações de Sachin Nagar (Cereja Editora, 2015): Uma excelente forma de conhecer Gandhi e suas ideias é esse livro de quadrinhos, com toda a história do líder indiano, contada em primeira pessoas, desde o seu nascimento, em 1869, até o seu assassinato, em 1948. O autor do testo, Jason Quinn, é um jornalista britânico premiado com o Comics Award da feira ComicCon, na Índia, em 2012.

Gandhi Hoje: o Caminho é a meta, de Johan Galtung (Editora Palas Athena, 2003): O livro desse cienstista social norueguês aborda o Gandhi político, como solucionador de conflitos. Johan Galtung é professor de estudos para a paz e teoria dos conflitos nas Universidades do Havaí, de Witten, de Tromsoe e na Universidade Europeia da Paz.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "5 livros em português sobre as ideias de Mahatma Gandhi, que inspirou Martin Luther King Jr"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*