6 destinos de turismo de acampamento na Índia que ganham popularidade em tempos de pandemia

Acampamento na beira do rio Ganges em Rishikesh. Credito: Wikipedia Commons

O conceito de turismo de caravana é uma das tendências de viagens na Índia para o período após a pandemia de Covid 19 ou para um período de transição para um novo normal. São destinos de natureza, com amplo espaço e belas paisagens, que podem ser alcançados por carros ou trailers, por pessoas sozinhas, por pequenos grupos ou famílias.

Esses locais tem lugares para acampamento ou estacionamento para os veículos, como trailers, obedecendo o distanciamento social. É uma das modalidades de turismo mais seguras diante do Coronavírus. A Índia é um dos países mais ricos do mundo em termos de paisagens naturais: tem belas praias, montanhas, rios e desertos.

Aqui destacamos 6 lugares que possuem alguma infra-estrutura para esse tipo de viagem, de três estados indianos: Karnataka, Uttarakhand, e Rajastão.

1.Karnataka (estado no Sudoeste da Índia)

Praia em Gokarna. Credito: Pxfuel

Gokarna
Cidadezinha com belas praias e vilarejos de pescadores, ainda pouco conhecida do grande circuito turístico, e que é procurada por quem busca paz e solidão. Há grandes espaços para estacionar trailers e fazer acampamento. À margem do Mar das Arábias, Gokarna é também um destino para quem gosta de espiritualidade, devido a seu famoso templo Mahabaleshwar, dedicado ao deus Shiva, destruído pelos portugueses no incício do século 18, mas depois reconstruído. É também um centro de estudo da língua Sânscrita. Destacam-se as praias de Binaga e Araga, além de Half Moon e Paradise.

Cachoeira em Coorg. Credito: Commons

Coorg
É um dos destinos mais pitorescos do Sul da Índia, com muitas opções de estacionamentos e acampamentos. Localizada no meio de montanhas imponenetes do estado de Karnataka, é um lugar que atrai os amantes da natureza. Coorg também é conhecido como um importante ponto de produção de café. Ainda tem a peculiaridade cultural de ser o local dos Kodavas, um clã especializado em uma arte marcial, famosos pela hospitalidade.

Mirante em Sakleshpur. Credito: Flickr

Sakleshpur
Trata-se de um acampamento conhecido dessa região sul da Índia, que fica a 6 horas de distância de carro de Bangalore. É uma cidade localizada nos chamados Ghats Ocidental, cadeia montanhosa coberta de florestas com espécies como sândalo (Santalam album), com muitas opções de trekking. O local é cercado de plantações de café, de chá e de especiarias. Há ainda um famoso forte, Manjarabad, e a reserva floresta Bisle.

Templo no complexo de Hampi. Credito: Wikipedia

Hampi
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Hampi é bastante conhecida. O que a torna um destino desse tipo de turismo pós-pandemia, ou durante o período de transição, é o fato de ter inúmeros acampamentos. É um paraíso para quem gosta de História: seu grande atrativo é um imenso complexo de monumentos relacionados a um império que teve seu auge no século 14. Hampi era a capital do Império de Vijayanagara (Cidade da Vitória). Hampi é localizado na beira do Rio Tungabhadra, a 376 quilômetros de Bangalore, capital do estado de Karnataka.

2. Uttarakhand (estado no Norte da Índia)

Ioga na beira do Ganges em Rishikesh. Credito: Pxfuel

Rishikesh
Essa cidade conhecida como a capital mundial do Ioga e da meditação, fica situada nas margens do sagradíssimo Rio Ganges e no sopé da cordilheira dos Himalaias. É um paraíso dessa prática física, mental e espiritual milenar indiana e uma rota de peregrinação, onde antigos sabios hindus meditavam. Mas os templos hindus e ashrams (retiros espirituais) são geralmente super visitados, concentram aglomaração em tempos normais. Rishikesh, no entanto, tem uma bela natureza e locais onde se pode fazer essa modalidade mais segura de turismo, o de acampamento. Um programa muito apreciado nesse tipo de turismo é o rafting pelo Ganges. As praias desse rio são famosas por lá. Também há um belo parque nacional onde estão as ruínas do ashram onde os Beatles ficaram hospedados na década de 60.

3. Rajastão (estado no Noroeste da Índia)

Safari de camelo em Jaisalmer. Credito: Flickr

Jaisalmer
A cidade dourada do Rajastão, o estado mais visitado por turistas na Índia, situada no meio do deserto de Thar, quase na fronteira com o Paquistão. Há vários locais para acampamento no deserto. A cultura, as cores e a culinária do Rajastão e dessa região especificamente são esplendorosas. Jaisalmer em si, que fica a 575 quilômetros de distância de Jaipur, capital do Rajastão, foi um centro medieval de comércio, parte da antiga Rota da Seda. É uma cidade muito visitada por turistas hoje em dia. Mas seus arredores, aí sim, perfeitos para esse turismo com distanciamento, são imperdíveis também.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "6 destinos de turismo de acampamento na Índia que ganham popularidade em tempos de pandemia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*