A arte de fotografar a natureza: conheça Cleópatra e Saaya, o casal eterno da floresta de Kabini

A leoparda Cleo e a pantera Saaya. Crédito: Instagram Mithunh photography

Cleópatra, a leoparda, e Saaya, a pantera macho, são acompanhados pelo fotógrafo indiano Mithun H.

Viralizou na internet indiana, no final de julho de 2020,  a foto raríssima da pantera negra, um macho, que parece uma sombra da leoparda, sua companheira há 4 anos. Os dois são conhecidos como o Casal Eterno das florestas de Kabini: Cleópatra (a leoparda), e Saaya (a pantera).

O autor desta fotografia incrível é o indiano Mithun Hunugund, baseado na cidade de Bengaluru (capital do estado de Karnataka), que já trabalhou para a National Geographic. Ele ficou seis dias acampado, escondido, ouvindo os dois amantes a 100 metros de distância, de dentro de seu jipe safari, de onde clicou o momento mágico.

Geralmente, nesses casais, é o macho que segue na frente, com a fêmea logo atrás, segundo conta o fotógrafo de natureza, na sua conta do Instagram (@mithunhphotography). “Mas com esse casal era definitivamente a Cleo que estava no comando enquanto Saaya a seguia”, escreveu ele, que frequenta Kabini nos últimos 15 anos, fotografando felinos.

Ambos olham para a lente de Mithun com atenção. Saaya, que parece a sombra de Cleo, surge com seu olhar brilhante, um pouco mais preocupado. Essa foto que circulou o mundo foi tirada no inverno de 2019 (novembro e dezembro), mas foi publicada em julho deste ano. Mithun fez o documentário “The Real Black Panther” para a National Geographic. “Conheço Cleópatra desde 2009, quando ela era uma filhotinha”, contou ele em uma entrevista ao My Modern Met. Saaya tem voz própria no documentário, exibido em fevereiro deste ano:“As sombras são a minha cobertura. Até na época da seca eu consigo encontrar a escuridão, o meu mundo”.

Cleopatra. Crédito Facebook Mithun Hunugund

Saaya entrou em cena em 2014, quando era uma pantera adolescente e tímida, conta ele. Desde 2016, o fotógrafo passou a ver os dois juntos. Mas nenhuma foto anterior de Mithun retratou tão perfeitamente a comunhão dos dois.

A floresta de Kabini, localizada na Reserva de Tigres de Nagarhole, está conectada com quatro parques nacionais dos estados de Karnataka, Tamil Nadu e Kerala, todos no sul da Índia. A área florestal pertencia aos domínios dos nobres da dinastia Wodeyar, que governaram o Reino de Mysuru entre 1399 a 1950, com algumas interrupções.

Como era da tradição da nobreza, costuma-se caçar naquela área, onde vivem, além de tigres, leopardos e panteras, elefantes, bisãos, veados, ursos, langurs e outras espécies de macacos. Em 1955, foi transformada em santuário da vida selvagem e trinta anos depois, em parque nacional. A reserva de tigres foi criada em 1999. 

— Equipe Beco da Índia

Veja o trailer do documentário da National Geographic Channel:

Seja o primeiro a comentar em "A arte de fotografar a natureza: conheça Cleópatra e Saaya, o casal eterno da floresta de Kabini"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*