O que fazer e o que não fazer em um jantar indiano

Na mesa indiana, sempre use a mão direita para pegar comida

Um lema seguido à risca nas casas indianas é o de que o hóspede é Deus.  Assim, em um jantar ou almoço indiano, o visitante pode ter certeza de que será servido com fartura e tratado com o máximo de respeito. Mas mesmo sendo recebido quase como uma divindade, o hóspede deve seguir algumas normas para ser bem visto.

A chegada

Um atraso de até 30 minutos não é um pecado na Índia. Mas mais do que isso ou chegar antes do horário marcado são atitudes rudes. É de bom tom levar alguma coisa: pode ser flores ou doces. Prepare-se para ser servido com inúmeras entradas e bebidas, dependendo da casa, não alcóolicas. 

A refeição

O jantar é servido no fim da noite. O anfitrião costuma ser muito atento e fica de olho em quem precisa do quê, oferecendo insistentemente e trazendo mais comida. A quantidade de comida que você ingere significa o quanto  você gostou da refeição. O problema é quando o convidado é daquele tipo que come pouco.

O que é servido

Cada região da Índia tem os seus pratos, por isso é dificil dizer o que será servido. Refeições bastante comuns do Norte da Índia, por exemplo, incluem pães como naan, chapati, roti ou paratha;  lentilha (daal); grão de bico;  vegetais; frango,  peixe, carneiro ou ricota em molhos codimentados; iogurte com especiarias (chamado de raita, que aplaca a sensação de queimação provocado pelo excesso de pimenta); e picles. Dependendo da região, no lugar dos pães é servido arroz basmati.

Os indianos geralmente não usam talheres para comer. Eles preferem comer com as mãos

Mãos

Os indianos geralmente não usam talheres para comer. Eles preferem comer com as mãos (sempre a direita, a esquerda é considerada impura, por ser usada no asseio), usando as pontas dos dedos de forma bastante habilidosa. Mas em áreas urbanas e restaurantes, colheres são usadas para comer pratos líquidos, como molhos e lentilhas. Os indianos não usam faca como talher porque a comida preparada é geralmente do tamanho de uma mordida. No geral, há colher e garfo, mas não faca na mesa.  Os pães indianos, achatados, são comidos apenas com as mãos e são usados para pegar a comida: um pequeno pedaço é rasgado usando os dedos e forma-se uma espécie de barquinho. No sul da Índia , usa-se folhas de bananeira no lugar do prato.

Agradecimento

Após terminar sua refeição, você deve elogiar seu anfitrião pela comida, já que ela é geralmente preparada com grande esforço e cuidado. Expressar sua admiração fará com que o anfitrião fique feliz.

Florência Costa

Seja o primeiro a comentar em "O que fazer e o que não fazer em um jantar indiano"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*