Um lema seguido à risca nas casas indianas é o de que o hóspede é Deus. Assim, em um jantar ou almoço indiano, o visitante pode ter certeza de que será servido com fartura e tratado com o máximo de respeito. Mas mesmo sendo recebido quase como uma divindade, o hóspede deve seguir algumas normas para ser bem visto.
A chegada
Um atraso de até 30 minutos não é um pecado na Índia. Mas mais do que isso ou chegar antes do horário marcado são atitudes rudes. É de bom tom levar alguma coisa: pode ser flores ou doces. Prepare-se para ser servido com inúmeras entradas e bebidas, dependendo da casa, não alcóolicas.
A refeição
O jantar é servido no fim da noite. O anfitrião costuma ser muito atento e fica de olho em quem precisa do quê, oferecendo insistentemente e trazendo mais comida. A quantidade de comida que você ingere significa o quanto você gostou da refeição. O problema é quando o convidado é daquele tipo que come pouco.
O que é servido
Cada região da Índia tem os seus pratos, por isso é dificil dizer o que será servido. Refeições bastante comuns do Norte da Índia, por exemplo, incluem pães como naan, chapati, roti ou paratha; lentilha (daal); grão de bico; vegetais; frango, peixe, carneiro ou ricota em molhos codimentados; iogurte com especiarias (chamado de raita, que aplaca a sensação de queimação provocado pelo excesso de pimenta); e picles. Dependendo da região, no lugar dos pães é servido arroz basmati.

Mãos
Os indianos geralmente não usam talheres para comer. Eles preferem comer com as mãos (sempre a direita, a esquerda é considerada impura, por ser usada no asseio), usando as pontas dos dedos de forma bastante habilidosa. Mas em áreas urbanas e restaurantes, colheres são usadas para comer pratos líquidos, como molhos e lentilhas. Os indianos não usam faca como talher porque a comida preparada é geralmente do tamanho de uma mordida. No geral, há colher e garfo, mas não faca na mesa. Os pães indianos, achatados, são comidos apenas com as mãos e são usados para pegar a comida: um pequeno pedaço é rasgado usando os dedos e forma-se uma espécie de barquinho. No sul da Índia , usa-se folhas de bananeira no lugar do prato.
Agradecimento
Após terminar sua refeição, você deve elogiar seu anfitrião pela comida, já que ela é geralmente preparada com grande esforço e cuidado. Expressar sua admiração fará com que o anfitrião fique feliz.
— Florência Costa
Seja o primeiro a comentar em "O que fazer e o que não fazer em um jantar indiano"