A magia do Tandoor: desse antigo forno indiano a comida sai crocante por fora e macia por dentro

Credito: Pexeks

O tandoor é um antigo forno a lenha indiano feito de argila

Tudo o que sai do tandoor, esses rústicos e incríveis fornos indianos, é inacreditavelmente deliciosa. Mas vê-lo funcionando é uma viagem. Os pães indianos, como o naam, parecem ter sido grudados nas paredes cilíndricas do tandoor. E saem de lá perfeitos: crocantes e quentinhos. 

As paredes de argila grossa do tandoor mantem o calor e o radiam de volta para a comida. O tandoor é muito antigo, feito de argila, geralmente enterrados no chão.  No seu fundo, coloca-se lenha em brasa. Pode-se preparar pratos de carnes também, previamente marinada em especiarias, grelhadas sobre o fogo. As carnes preparadas nesse forno saem de lá com uma camada crocante sem sacrificar a umidade no seu interior.

Credito: Wikipedia Commons

A maior parte dos restaurantes da Índia tem o seu tandoor. Perderiam clientes se não o tivesse. Os indianos gostam mesmo é das carnes preparadas no tandoor. Em locais de escavações arqueológicas do Norte da Índia (onde existiu uma sofisticada civilização, a do Vale do Indo, entre 3 mil e 1500 a.C), os especialistas acharam uma espécie de tandoor, muito semelhante ao atual, feito de argila.

A palavra tandoor vem do persa: tannour. Há vários estilos de fornos como esses, na Índia, no Afeganistão, no Paquistão, na Turquia, no Irã e na Ásia Central.  Se você algum dia souber que algum restaurante da sua cidade tem um forno tandoor,  simplesmente vá lá e peça um prato preparado nesse forno.

Veja aqui um vídeo que mostra como fazer o verdadeiro Frango Tandoori:

Seja o primeiro a comentar em "A magia do Tandoor: desse antigo forno indiano a comida sai crocante por fora e macia por dentro"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*