A versão bengalesa do peixe na folha de bananeira

Crédito: Flickr

O delicioso Bhekti Paturi, prato do estado indiano de Bengala Ocidental, é equivalente ao nosso peixe cozido na folha de bananeira

Você conhece a versão bengalesa do famoso peixe preparado em folha de bananeira? Pratos de peixe são a especialidade da gastronomia bengalesa. O Bhekti Paturi, um filé de peixe sem pele e sem espinhas, é especial.

Quem pensa que comida indiana é apenas frango ao curry está muito enganado. A deliciosa culinária do estado de Bengala Ocidental é bem específica.

Se você gosta de peixe, leia essa matéria sobre outro prato delicioso.

Não é normal encontrarmos receitas dessa parte da Índia nos restaurantes. Geralmente, fora da Índia, a gastronomia mais divulgada é a do Norte, especialmente do estado do Punjab.

Primeiro misture os pedaços de peixe com um pouco de pó de açafrão-da-terra e sal e o coloque na geladeira por uma hora. Depois faça uma pasta de sementes de mostarda, sementes de papoula e pimenta verde em um triturador, adicionando um pouquinho de água morna.

Deixe a mistura descansar numa tigela. A água vai ser absorvida e restará uma pasta. Acrescente um pouco de coco ralado na pasta, um pouco de óleo de mostarda, uma pitada de açúcar, um pouquinho mais de açafrão-da-terra em pó e mais sal. Essa é a chamada mistura Paturi.

Aqueça a folha de bananeira por 30 segundos na chama, mas sem queimá-la. Esfregue um pouco de óleo de mostarda na folha de bananeira e acrescente a pasta dde sementes no centro da folha. Coloque um pedaço de peixe sobre a pasta e acrescente mais uma camada de pasta sobre esse pedaço de peixe. Embrulhe a folha, amarrando-a com um fio para que não abra. Pegue uma panela de tefal e acrescente algum óleo , colocando os peixes embrulhados nas folhas de bananeira lá dentro. Cubra a panela com a tampa e deixe cozinha entre 8 a 9 minutos cada lado em fogo médio.

Veja aqui um vídeo que mostra como se faz essa receita deliciosa.

Seja o primeiro a comentar em "A versão bengalesa do peixe na folha de bananeira"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*