Bloco Bollywood 2020 vai celebrar os 150 anos de Nascimento de Mahatma Gandhi

Crédito: Ademir Fheliz

O carnaval de rua organizado pela comunidade indiana de São Paulo vai homenagear Mahatma Gandhi, lembrando sua mensagem de paz e não-violência no Bloco Bollywood, que sairá no dia 22 de Fevereiro (sábado) de 2020, na Rua Augusta, em São Paulo. O bloco, que completa seu ano, desfilará das 11h às 16h, e descerá a Rua Augusta (a partir da esquina com a Rua Matias Aires) na direção do Centro de São Paulo.

Foto: Amitabh Ranjan Singh

No dia 15 de fevereiro, sábado de carnaval, o Bloco Bollywood vai organizar um bazar, com apoio do Centro Cultural Swami Vivekananda, ligado ao Consulado-Geral da Índia em São Paulo. O Bazar, que será das 10h às 18h na própria sede do centro cultural (Alameda Sarutaiá, 380, Jardins, São Paulo), terá workshosp de dança Bollywood (professora Iara Ananda, do grupo Bollywood Brazil) e de Bhangra (Disha Malani, do grupo Feels like India), além de comidas, roupas e bijuterias indianas, e bindis e tatuagem de henna. 

Neste ano, a Índia e o mundo celebram os 150 anos de nascimento de Gandhi, conhecido no seu país como o “Pai da Nação”, devido à sua luta pacífica pela independência do império Britânico, que acabou ocorrendo em 1947. “Como um dos objetivos do bloco é apresentar aos brasileiros a cultura indiana, queremos aproveitar esta oportunidade para divulgar a mensagem de Shakti (paz) e Ahimsa (não-violência) de Gandhi”, disse o jornalista indiano Shobhan Saxena, co-fundador do Bloco Bollywood e presidente da Associação dos Indianos no Brasil.

Criado em 2016, o Bloco Bollywood inspira-se na tradição indiana de festas de rua e na musicalidade de Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo, com seus filmes na língua Hindi, a mais falada da Índia.

No ano passado, o bloco homenageou as mulheres do cinema indiano e a expressão ‘Shakti’, palavra em Sânscrito que significa energia feminina. “Nós queremos apresentar ao público brasileiro os melhores aspectos da cultura indiana e encorajar os indianos que residem no Brasil a participar do carnaval”. É uma verdadeira fusão das duas culturas,” disse Saxena.

O Bloco Bollywood conta com o apoio do Centro Cultural Swami Vivekananda, ligado ao Consulado da Índia em São Paulo. Uma das principais mensagens de Gandhi é: “Seja a mudança que você quer ver nos outros”. Em um mundo conturbado por guerras, conflitos, crise climática e violência, a mensagem é muito relevante, observou Saxena, que vive no Brasil desde 2012.

Em 2019, o Bloco Bollywood organizou dois desfiles: um na Rua Augusta e o outro, no Sesc Interlagos, onde música e dança indianas se misturaram com cores de um Holi (Festivais das Cores) organizado pelo Sesc, atraindo 5 mil pessoas.

Desde 2017, o Bloco Bollywood apresenta percussão brasileira (a bateria Cherateria, de alunos da Faculdade de Física da Universidade de São Paulo, a USP), que toca ritmos indianos e samba. Esta fusão foi apelidada de “sambra”: samba e bhangra, estilo de música folclórica indiana do estado do Punjab, no norte do país. A Cherateria vai se apresentar neste ano com mais de vinte integrantes.

As professoras de danças indianas Iara Ananda, do grupo Bollywood Brazil, Dayna Disha Malani, do Feels Like India, e Gyaneshree Kahare, do Namastê India, vão mostrar aos foliões as suas coreografias de diferentes estilos de danças.

Como todos os anos, uma das maiores atrações em 2020 são as músicas e danças dos filmes de Bollywood, que são uma fusão de música indiana tradicional com sons pops ocidentais.

A maior atração do Bloco Bollywood é a participação dos integrantes da comunidade indiana, que comparecem vestidos com roupas tradicionais. Professoras de danças indianas que desfilam no Bloco Bollywood vão oferecer aulas abertas de dança Bollywood e de Bhangra antes do desfile de 22 de Fevereiro.

Data do desfile: 22 de Fevereiro de 2020, sábado
Horário e local da concentração: 11h, Rua Augusta, esquina com Rua Matias Aires (São Paulo)
Horário da saída do bloco: 12h.
Trajeto: o bloco desce a Rua Augusta na direção do Centro de São Paulo.

— Equipe do Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Bloco Bollywood 2020 vai celebrar os 150 anos de Nascimento de Mahatma Gandhi"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*