Como fazer ioga com tigres, elefantes e flamingos: um guia alto astral para manter a saúde na quarentena

Credito: Joaocare

Numa floresta tropical, o mico-leão-dourado senta no chão em posição de lotus, coluna reta, fecha os olhos, inspira e expira. Ele escuta o som das folhas ao vento, os pássaros cantando. Sua postura é a do sábio (siddhasana). O avestruz, com sua perna forte e comprida, faz o alongamento frontal (uttanasana). A ave ergue as asas para cima e mergulha no ar como se fosse pular em um lago, mas a parte inferior do corpo fica parada. Aí ela encosta as pontas das asas (ou suas palmas das mãos) no chão.

Quer experimentar fazer ioga, essa tradição indiana milenar, na companhia de bichinhos? Joãocaré, músico, professor de ioga para crianças e autor de livros infantis, criou um tesouro em forma de livro: “Aprendendo com os bichos: Yoga para crianças” (Editora WNF Martins Fontes Ltda, 2012). Praticante de ioga há muitos anos, Joãocaré  ganhou esse apelido de amigos devido à sua coleção de crocodilos e jacarés de brinquedo.

Há pais sem saber o que fazer com os filhos em casa, devido ao isolamento social necessário para impedir a propagação do novo coronavírus. Eles tem nesse livro um grande aliado para distrair e beneficiar seus filhos, com posturas saudáveis para o corpo e para a mente. O livro é divertido, informativo e muito bonito, com as ilustrações dos animais-iogues. E o autor ainda dá explicações sobre cada animal.

Tem Suricata fazendo a postura da montanha (tadasana). O coiote exibe o asana “foguete em pé” (urdhva hastasana), enquanto o elefante asiático gira o corpo com a postura Hastinasana. O jaguaretê posa de guerreiro com o asana “virabhadrasana”. O que dizer do calango?  Ele é um craque no triângulo ao mostrar como se faz a asana “trikonasana”.

Mas os flamingos não deixam barato e exibem a sua elegância dobrando os joelhos, com a “janurdhwa shirshasana”. Enquanto isso, os hipopótamos nos saúdam com o “namaskarasana”. O macaco desce da árvore para deitar-se no chão e se esticar na postura do barco (navasana). O gafanhoto nunca poderia estar fora dessa grande aula de ioga: ele faz, é claro, a famosa postura do gafanhoto (shalabhasana).

Você já viu um rinoceronte elástico? Joaocaré desenha um muito gracioso, que demonstra a postura do arco (dhanurasana).O tigre-de-bengala é personagem obrigatório em um livro que se refere a uma tradição indiana: ele faz a respiração do tigre (vyaghra pranayama). Quem pensa que o livrinho é bom apenas para crianças está enganado. É ótimo para os adultos também.

— Florência Costa

Seja o primeiro a comentar em "Como fazer ioga com tigres, elefantes e flamingos: um guia alto astral para manter a saúde na quarentena"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*