Como o Ioga pode melhorar a saúde do coração

Foto: Patricia Costa

Iogues flexíveis como ginastas e equilibrados como monges. São imagens que o senso comum já cristalizou. De fato, o Ioga promove a flexibilidade e o equilíbrio na vida de quem o pratica regularmente. Mas esta tradição indiana milenar também traz benefícios para o coração, já que inclui, além do exercício físico, o treino da respiração e técnicas de meditação.

A receita de sucesso une tudo isso e promove um sono melhor, uma pressão arterial mais baixa e menos inflamação prejudicial à artéria, explicou o pesquisador e neurocientista Dr. Sat Bir Singh Khalsa, professor assistente de medicina na Harvard Medical School, em um artigo na Harvard Health Publishing

Segundo ele, há quatro áreas distintas, mas interconectadas, nas quais o Ioga exerce benefícios. A primeira é a força muscular, aliada à flexibilidade, que nem sempre são trabalhados em exercícios regulares. Mas o Ioga, sim, exercita essas funções que são vitais para a boa forma física e para o bem-estar. Quando a respiração lenta e profunda é estimulada, há a redução da pressão arterial em uma média de cinco pontos após alguns meses de prática regular, de acordo com o especialista.

Veja aqui uma aula da professora indiana Ira Trivedi como asanas boas para saúde do coração:

A segunda área beneficiada com o Ioga é a parte emocional, resultado da meditação dessa prática. O praticante consegue se manter mais calmo durante fases estressantes, quando o corpo geralmente entra em “fase de luta” que desencadeia um aumento da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da liberação de hormônios do estresse. Isso tudo prejudica o sistema cardiovascular. Com o tempo, uma prática regular de Ioga cultiva essa “resposta de relaxamento, segundo ele.

O terceiro benefício dessa tradição nascida na Índia há séculos é a obtenção de uma maior consciência mente-corpo. Pesquisa realizada em 2012 pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, revelou que quase dois terços dos entrevistados relataram que o ioga os motivou a se exercitar com mais regularidade. Quatro em cada 10 pessoas disseram que foram inspirados a comer de forma mais saudável.

E o quarto benefício é a própria transformação de longo prazo na qualidade de vida da pessoa e no próprio significado de suas existências. Elas tendem a se tornar menos materialistas e mais espirituais, segundo o médico.

— Equipe do Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Como o Ioga pode melhorar a saúde do coração"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*