Como ver o Festival de Filmes Indianos de Los Angeles de graça: longas, curtas e documentários independentes

O IFFLA disponibilizou até o dia 5 de julho 125 filmes, a maioria em plataformas digitais gratuitas como YouTube e Vimeo

Quer ver filmes indianos independentes online de graça? O Festival de Filmes Indianos de Los Angeles (IFFLA, na sigla em inglês), como todos os outros festivais, não conseguiu realizar sua 17ª edição de forma presencial devido à pandemia da Covid 19. Assim, o IFFLA disponibilizou em uma plataforma online os filmes a serem exibidos: a maioria deles de graça, pelas plataformas YouTube e Vimeo. Alguns estão em plataformas pagas como Netflix e Amazon Prime Video.

O festival começou no dia 19 de junho e vai até domingo, 5 de julho. No total, são 17 dias para comemorar os 17 anos do evento, com a apresentação de 125 filmes de todas as edições do festival, incluindo longas, curtas e documentários. Os filmes são divididos em 12 seções temáticas. Uma delas sobre filmes de indianos que vivem fora da Índia.  

O título do evento é IFFLA Over the Years: 17 days celebrating 17 years of Indian cinema. A lista de filmes está disponível no website do festival.

Veja aqui uma lista com resumos e trailers de oito desses 125 filmes:

Village Rockstars (2017)Filmado na língua assamesa (do estado indiano de Assam), esta obra foi escrita e dirigida  por Rima Das, cineaste auto-ditada. O filme estreou no Festival Internacional de Toronto em 2017 . O personagem principal é a menina Dhunu, de um pequeno vilarejo de Assam. Sua aspiração é ter uma banda de rock, mas ela enfrenta uma série de obstáculos  que a impedem de concretizar o sonho de ter sua própria guitarra.

Veja o trailer de Village Rockstars

  • Devi (2017)O retrato de uma família que existe fora das definições tradicionais da Índia. O filme, que lida com questões como sexualidade e classe, é sobre uma jovem lésbica que arrisca suas relações familiars ao assumir sua atração por Devi, uma moça que trabalhou em sua casa como ajudante doméstica quando ela era pequena. O filme é de Karishma Dev Dube, uma cineaste baseada em Nova Iorque.

Veja a entrevista de Karishma Dev Dube sobre o filme no canal do  British Council Art:

  • Trapped (2016) Dirigido por Vikramaditya Motwane, com o excelente ator Rajkummar Rao, conta a estória de Shaurya, um empregado de call center que se vê trancado dentro de um apartamento onde pretendia viver com uma moça que amava. O filme mostra suas tentativas desesperadas de escapar, de sobreviver, o que incluem comer insetos fazer amizade com um rato.

Veja o trailer de Trapped

  • India in a Day (2016)Dirigido por Richie Mehta, este documentário de 86 minutos revela personagens dos mais diversos da vida moderna indiana em um dia de suas vidas, 10 de outubro de 2015, com seus medos, esperanças e amores.

Veja trailer de India in a Day

  • Supermen of Malegaon (2012) Documentário de Faiza Ahmad Khan criado  originalmente para ser trasnmitido para um canal da televisão de Cingapura, mas acabou sendo exibido nos cinemas indianos. É sobre a paixão por cinema dos habitantes de Malegaon, cidade do estado indiano de Maharashtra, que vive tensões sociais e econômicas.

Veja o trailer de Supermen of Malegaon

  • Loins of Punjab (2007) Filme de estreia de Manish Acharya, com a magnífica atriz Shabana Azmi, contra a estória de uma competição de músicas bollywoodianas em Nova Jersey (EUA).

Veja o trailer de Loins of Punjab

  • Tandaav (2016)Dirigido por Devashish Makhija, este curta de 11 minutos que viralizou ao ser lançado, com um milhão de visualizações no YouTube em menos de um mês. A estória é sobre as  dificuldades de um policial da base da carreira.

Veja o trailer de Tandaav

  • Kush (2013) Esse curta de 25 minutos tem um pano de fundo dos conflitos de rua violentos e perseguição aos Sikhs após o assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi em 1984, por dois seguranças que seguiam essa religião nascida na Índia. O filme conta a estória de um piquenique escolar  e os esforço de um professor de proteger Kush, a única criança sikh do grupo.

Veja o trailer de Kush

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Como ver o Festival de Filmes Indianos de Los Angeles de graça: longas, curtas e documentários independentes"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*