Conheça a histórica torre que já foi a mais alta do mundo e é uma grande atracão da capital indiana

Qutub Minar. Crédito: Commons Wikimedia.

Ela é um dos pontos turísticos mais importantes da capital indiana, Patrimônio da Humanidade decretado pela Unesco. Imponente, com 73 metros de altura, construída em estilo afegão em 1193, a torre Qutub Minar (do árabe, poste) já foi a mais alta do mundo.

A Qutub Minar fica dentro do um complexo arqueológico chamado de Mehrauli, no sul dessa cidade repleta de ruínas e que carrega nas costas o peso da História. 

A torre histórica Qutub Minar tem 15 metros de diâmetro na base e 2,5 metros de diâmetro no topo. O portão do complexo arqueológico chama-se Alai Darwaza, construído em 1311 por Alauddin Khilji. Há muito o que visitar no Parque Arqueológico Mehrauli, como o reservatório de água Rajon ki Baoli, além de túmulos de governantes e escritores. 

No século 14, a torre foi atingida por um raio e foi mais tarde reformada, com mármore no topo no lugar de arenito. No século 19, a torre foi danificada novamente, mas por um terremoto. Mas foi consertada de novo posteriormente.

Detalhe da torre Qutb Minar. Crédito: Flickr

Nos pés da torre foi construída a primeira mesquita da Índia: Quwwat-ul-Islam. Esse local já foi o centro do chamado Sultanato de Delhi. Erguido pelo sultão Qutub-ud-din, a torre simbolizou a sua vitória sobre os governantes hindus anteriores no século 12.

Esses sultões de famílias afegãs governaram Delhi até o século 13. Esse foi o período do primeiro florescimento da arquitetura islâmica na Índia, que depois teve o seu auge a partir do século 16, com a chegada de imperadores muçulmanos da Dinastia Mogol. O Taj Mahal, hoje um símbolo da Índia, foi um mausoléu erguido pelo Imperador Shar Jahan no século 17.

Perto da Torre Qutub Minar há um intrigante pilar de ferro, com inscrições em Sânscrito em referência ao deus hindu Vishnu. Vale a pena prestar a atenção nessa peça, pois é uma prova do avançado estágio da metalurgia entre os séculos 4 e 6.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Conheça a histórica torre que já foi a mais alta do mundo e é uma grande atracão da capital indiana"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*