Indira Devi deixou seu palácio na Índia para trabalhar na rádio BBC, lendo notícias em Hindi para soldados do Exército Britânico-indiano
Os soldados indianos que lutaram na Segunda Guerra Mundial tinham a sua “princesa da rádio”. Assim ficou conhecida Indira Devi, essa voz feminina que trazia notícias e entretenimento para os militares de seu país pela rádio, a internet da época.
Só quem já passou por alguma guerra pode calcular o quanto isso era um alívio para a tropa. Neste caso, era um programa da rádio BBC para as forças indianas estacionadas no Oriente Médio e no Mediterrâneo.
Filha de um marajá, um nobre indiano, a ousada Indira deixou o conforto de seu palácio na Índia em busca de uma vida com sentido bem longe dali. Ela dirigiu ambulâncias e depois transformou-se na voz reconfortante para aqueles ouvidos acostumados a bombardeios. Cerca de 2.5 milhões de indianos serviram no Exército Britânico-Indiano durante a 2ª Guerra Mundial em plena vigência da colonização da Índia. Ao mesmo tempo em que batalhavam no front, os indianos lutavam pela sua independência.

A princesa de Kapurthala (na região do Punjab, norte da Índia) nasceu em 1912. Em 1935, com 23 anos de idade, ela partiu para a Inglaterra, carregando na mala o sonho de virar estrela de cinema, foi para a Inglaterra.
Ela estudou na Real Academia de Arte Dramática, mas as dificuldades da industria cinematográfica dos anos 30 acabaram com o roteiro que ela havia pensado para a sua vida, segundo .
Indira Devi entrou para a BBC de Londres em 1942 e tornou-se “a princesa da rádio”, como era chamada, liderando um programa de meia hora em Hindi. Outra princesa indiana teve particição heróica na Segunda Guerra Mundial: Noor Inayat khan.
Após a guerra, Indira Devi acabou tornando-se locutora de um outro programa de rádio dirigido por George Orwell, famoso escrito britânico nascido na Índia. Nesse programa, Indira falava sobre os esforços de paz e questões culturais. Ela serviu à BBC até 1968 e morreu em Ibiza, na Espanha, em 1979. As informações são da Open University.
— Equipe Beco da Índia
Seja o primeiro a comentar em "Conheça a “princesa da rádio”, a indiana que lia notícias para os soldados durante a II Guerra Mundial"