Conheça o Colar da Rainha, o ponto de encontro dos namorados na capital financeira da Índia

Crédito: Wikimedia Commons

Os prédios Art déco de Mumbai, muitos deles à beira do Mar das Arábias, são patrimônio mundial da UNESCO

De noite e de um ponto bem elevado, o “Colar de Ouro”, ou o “Colar da Rainha”, salta aos nossos olhos.  É assim que os indianos apelidaram Marine Drive, um dos passeios mais populares de Mumbai, à beira mar, com quatro quilômetros, no Sul da cidade.

Essa faixa às margens do Mar das Arábias é um refresco da selva concreta que ocupa boa parte do coração financeiro da Índia.  Mumbai, uma caótica metrópole de 22 milhões de habitantes, é a capital do estado de Maharashtra.  

Saiba o que fazer em Mumbai

Marine Drive fez parte da segunda fase de desenvolvimento urbano dessa metrópole, no início do século 20. Parte dessa área era tomada pelo mar. Depois foram realizadas obras de aterramento. O aço utilizado no projeto de construção foi teria sido comprado no mercado negro a altos preços durante a Segunda Guerra Mundial.

Prédio Art déco de Marine Drive.
Crédito: Wikimedia Commons

Em meados da década de 1930, a maior parte das obras de infraestrutura estava concluída. A partir de então, os prédios começaram a ser construídos, muitos no estilo Art déco, que fazia sucesso na época, em substituição às antigas estruturas góticas imperiais e indo-sarracênicas. Os últimos prédios Art déco de Marine Drive foram erguidos nos anos 40 e 50. A cidade tem uma das maiores coleções de prédios Art déco do mundo.

Algumas construções tem histórias curiosas, como o Sea Green Hotel, que havia sido erguido como edifício residencial e depois foi usado para abrigar as tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 2018, a faixa Art déco de prédios recebeu da UNESCO o status de Patrimônio Mundial,  como parte das construções  Gótico Vitorianas e Art déco de Mumbai. Hoje, Mumbai é conhecida por ter os endereços mais caros da Índia.

Antigamente, Mumbai era chamada de Bombaim porque os portugueses que chegaram lá há alguns séculos batizaram o local de “Boa Baía”, devido à calmaria do Mar das Arábias.

Os ingleses ouviam e repetiam Bombay. Mas nos anos 90 a cidade trocou de nome para Mumbai, uma divindade local.

Conheça aqui uma ilha incrível nos arredores de Mumbai

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Conheça o Colar da Rainha, o ponto de encontro dos namorados na capital financeira da Índia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*