Conheça o Shikanji, a popular bebida indiana que aplaca a sede, oferece vitamina C e ajuda na digestão

Credito: Wikimedia Commons

O verão já acabou oficialmente mas ainda temos dias quentes pela frente e ainda por cima dentro de casa. Uma limonada refrescante carregada de vitamina C sempre cai bem. Mas para variar o gostinho, trazemos aqui uma receita diferente de limonada. Vem da Índia o Shikanji, ou Nimbu Paani (“nimbu” é limão e “paani”, água), uma limonada criada na região norte do país.

Os ingredientes básicos (mas há variações) são: limão, suco de gengibre, açúcar, sal comum, sal negro,  água de rosas, cubos de gelo e cominho.

Os brasileiros podem estranhar, mas os indianos adoram colocar cominho em pó em suas receitas de bebidas, já que essa especiaria, por ter propriedades digestivas. Segundo K.T Achaya, estudioso indiano, o Cuminum cyminium, é mencionado na literatura indiana desde 300 a.C. Sementes e em po, cominha é fundamental na culinaria indiana. O sal preto acrescenta ao sabor das frutas cítricas uma agradável acidez picante, além de ajudar na digestão e hidratação do corpo.

Quem visita a Índia no verão pode ver nas ruas os vendedores ambulantes de limonada com grandes potes de barro cobertos com tecidos vermelhos sobre as suas carrocinhas. Esses potes ajudam a manter a bebida em temperature agradável mesmo no calor da rua. É uma bebida tão popular na Índia, que vendem-se nos mercados a mistura de especiarias já pronta para a limonada.

Modo de Preparo

Suco de dois limões, meia colher de chá de sal negro, oito gotas de água de rosa, açúcar a gosto, cubos de gelo, um pequeno pedaço de gengibre e uma pitada de cominho. Misture no liquidificador com um copo de água.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Conheça o Shikanji, a popular bebida indiana que aplaca a sede, oferece vitamina C e ajuda na digestão"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*