Sete templos Jains impressionantes

Quatro religiões nasceram na Índia: Hinduismo, Budismo, Jainismo e Sikhismo. Os princípios do Jainismo são baseados na não-violência extrema, a Ahimsa, conceito utilizado, inclusive, pelo líder pacifista Mahatma Gandhi no movimento que culminou com a independência da Índia. Outros dois conceitos fundamentais do jainismo são o desapego (Aparigraha) e a realidade (Anekantavada).

Quer conhecer mais essa religião fascinante? Veja aqui uma lista de 7 dos mais impressionantes templos jains da Índia:

Templo Gomateshwara (Bahubali)

A primeira divindade jain (ou Tirthankara) foi Gomateshwara , conhecido também como Bahubali. Ele é representado em uma imensa estátua de pedra deste templo que fica no vilarejo de Shravanabelagola, distrito de Hassan (estado de Karnataka, sul da Índia). Esta estátua foi construída no século 10. Uma cerimônia especial é realizada a cada 12 anos _ a chamada Mahamastakabhisheka. Nessa ocasião, a estátua é banhada em leite misturado com pasta de açafrão . Trata-se de um antigo ritual sagrado.

TEMPLOS DO PICO DOURADO

Ele é conhecido na Índia como Templo Sonagiri, um complexo com mais de 100 edificações datadas nos séculos 9 e 10. É um importante centro de peregrinação para os jains, já que acredita-se que muitas divindades teriam alcançado lá o nirvana (estado definitivo de felicidade). Os templos ficam no alto de uma montanha, no estado de Madhya Pradesh, no Centro da Índia. Seu nome, pico dourado, está relacionado a uma crença de que os templos já foram cobertos de ouro algum dia.

Templo Bawangaja

A estátua da divindade jain Lord Adinatha está escavada em pedra em uma montanha do distrito de Barwani, no estado de Madhya Pradesh, onde fica este templo.

Templos Dilwara

Estas maravilhas jainistas situadas no meio de uma floresta, ficam perto de Monte Abu, uma fantástica estação montanhosa do estado do Rajastão, no Norte da Índia. Os cinco templos, com esculturas de mármore, foram erguidos no século 11. Estas maravilhas jainistas situadas no meio de uma floresta, ficam perto de Monte Abu, uma fantástica estação montanhosa do estado do Rajastão, no Norte da Índia. Os cinco templos, com esculturas de mármore, foram erguidos no século 11.

Templo Ranakpur

Com seu exuberante estilo arquitetônico, este templo, situado nas colinas Aravalli, fica entre duas da mais belas e históricas cidades da Índia: Udaipur e Jodhpur, no estado do Rajastão, no Norte do país.

Os templos Palitana

Vale a pena subir os quase 4 mil degraus de pedra no monte Shatrunjaya, no estado do Gujarat. A recompensa é se deparar com 2.700 inacreditáveis templos.

Kulpakji Temple

Esculturas preciosas de três divindades jains se destacam nesse templo de dois mil anos do distrito de Nalgonda, no estado indiano de Telangana. Uma é de Mahavir, esculpida em safira. As outras duas são de Neminatha e Rishabhanatha, ambas de pedra verde.

— Equipe do Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Sete templos Jains impressionantes"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*