Dhokra: a arte metálica de mais de cinco mil anos

Credito: Amazon

A arte dhokra, de objetos de metal, segue uma tradição que remonta à antiga Civilização Harappa

A arte em metal na Índia tem cerca de 5 mil anos. Essa técnica produz objetos simples, singelos e belíssimos, feitos seguindo uma tradição que remonta à Grande Civilização do Vale do Indo, ou Civilização Harappa, cujo auge foi entre 2.600 a.C e 1900 a.C.

No início, essa incrível arte, chamada de dhokra, era usada para moldar imagens dos deuses. Até hoje é muito comum encontrar Ganeshas, Hanumans, Saraswatis ou Shivas Natarajas de metal.

Utensílio na arte dhokra. Crédito: Pinterest

Mas também há objetos do dia-a-dia, como candelabros ou puxadores de portas em forma de animais. As representações de nossas ações corriqueiras são algumas das mais delicadas peças, como pessoas deitadas de bruços ou de barriga para cima, absortas, lendo um livro.

A peça mais antiga deste tipo de artesanato é a chamada Garota Dançarina, com 10 centímetros de altura. É uma escultura pequena, de beleza intrínseca, que esbanja confiança e naturalidade. Ela se transformou em um gigantesco símbolo da sofisticada civilização antiga que existiu na região onde hoje é o norte da Índia e parte do Paquistão.

A Garota Dançarina é uma das estrelas do Museu Nacional de Nova Delhi, um dos melhores do país. Outras peças antigas famosas são de um búfalo, de um cachorro e de um touro, todos encontrados nos sítios arqueológicos desta civilização.

Imagem de uma pessoa
lendo. Crédito: Picuki

Há textos antigos que tratam em detalhe da arte de produzir imagens em metal: os chamados Xilpa-Shastras, datados do período do Império Gupta, entre os anos 320 e 550. Mas como muitas outras formas de artesanato, hoje, a técnica dhokra vem perdendo a batalha contra imagens de deuses feitas por máquinas em escala industrial.

Hoje a arte dhokra é praticada principalmente no chamado cinturão indígena, ou tribal, os habitantes originais da Índia, principalmente nos estados de Bengala Ocidental, Odisha e Chattisgargh. O termo dhokra vem do nome de uma tribo.  

— Equipe Beco da Índia

Veja aqui um vídeo sobre essa arte:


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*