“Meeting the Beatles in India” (“Encontrando os Beatles na Índia”) mostra cenas valiosas registradas por Paul Saltzman no retiro espiritual ao lado de John Lennon, Paul McCarthy, George Harrison e Ringo Star
Florência Costa*
Você é um mochileiro que desembarca na Índia em meio ao turbilhão de um rompimento de namoro. O ano era 1968. Vai para Rishikesh, cidade à beira do sagrado rio Ganges. Tudo o que você quer é mergulhar no ashram (retiro espiritual) de Maharishi Mahesh Yogi, guru da Meditação Transcendental, método que se tornava famoso na época. Mas eis que o ashram está com as portas fechadas. O segurança avisa que os Beatles estavam lá, em retiro.
Como não tentar furar o bloqueio? E não é que esse mochileiro sortudo conseguiu? Um atendente do ahram acabou cedendo aos apelos daquele viajante de 23 anos. O jovem passou oito dias mágicos por lá, dividindo refeições vegetarianas e as experiências místicas com John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. O turista fez imagens valiosas dos maiores ídolos pop da História.
Cinquenta e dois anos após essa viagem inacreditável, o canadense Paul Saltzman, hoje um cineasta premiado, lança o documentário “Meeting The Beatles in India” (“Encontrando os Beatles na Índia”). Morgan Freeman narra o documentário, que é produzido por David Lynch.
Confira o trailer do documentário:
O retiro dos Beatles no meio da floresta foi um dos períodos mais criativos da banda. Desse mergulho na espiritualidade indiana nasceu o Album Branco, no fim daquele ano de 1968.
Em 2010, quando eu vivia na Índia, fui visitar o famoso ashram, situado dentro do Parque Nacional Rajaji. O mato havia tomado conta do prédio principal e das casinhas onde ficavam seus hóspedes, como os Beatles. Pelo caminho, cruzei com famílias de macacos e parei para espiar o Ganges do alto. O lugar parecia mesmo um retiro da agitação de Rishikesh, hoje conhecida como a “capital mundial do ioga”, lotada de turistas.
Ashram dos Beatles encoberto pelo
mato. Crédito: Florencia CostaUma das casinhas do ashram por
dentro. Crédito: Florencia Costa

Do meio da floresta surge um indiano todo vestido de branco, barba e cabelos grisalhos, óculos de armação preta que lembrava os modelos usados nos anos 60. Malay Chakraborty se oferece para mostrar o que restou daquele templo da contracultura.
O abandono do local faz a gente sentir que entrou numa espécie de máquina do tempo e ouvir “Blackbird” , aquele que voa na direção da escuridão noturna, e “Dear Prudence”, o apelo irresistível dos Beatles para Prudence, irmã da atriz Mia Farrow, que não queria sair do iglu de meditação do ashram.
“Querida Prudence, abra os seus olhos, veja o céu ensolarado, por que você não sai para brincar?”.
*Florência Costa é editora do Beco da Índia e autora do livro ‘Os Indianos’ ( Editora Contexto), que descreve, em um dos capítulos, a visita ao chamado “ashram dos Beatles”

Seja o primeiro a comentar em "Documentário conta a aventura de um jovem que passou oito dias com os Beatles em ashram de Rishikesh"