Documentário sobre esforço dos países dos BRICS na Segunda Guerra Mundial é exibido pela 1ª vez na Índia

Tropas indianas na Segunda Guerra Mundial. Crédito: Wikimedia Commons

O documentário Stalingrado Desconhecido, sobre o esforço dos países dos BRICS na 2ª Guerra, foi co-produzido pela TV BRICS, sediada em Moscou

Os indianos puderem assistir pela primeira vez, no domingo 28, o documentário “Stalingrado Desconhecido” (“Unknown Stalingrad”, em inglês) sobre as batalhas fora da Europa e o esforço de guerra dos países do BRICS  (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os 75 anos de vitória sobre os nazistas foram comemorados em maio. O filme, co-produzido pela TV BRICS, parceira do BECO DA ÍNDIA, relata, claro, a participação da Índia, que lutava ao mesmo tempo pela sua independência do Reino Unido.

O documentário investiga como esses países reconhecem o papel fundamental da Batalha de Stalingrado, que ocorreu entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, para a vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista. Stalingrado tornou-se um símbolo da Segunda Guerra Mundial.

Os principais personagens do documentário são veteranos do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul, todos aliados na batalha contra o nazismo. A autora do documenrário é Anastasia Shkitina e o director, Andrey Gula. O filme vai competir em festivais de documentários russos e internacionais.

Cerca de 2.5 milhões de indianos serviram no Exército Britânico-Indiano durante a 2ª Guerra Mundial em plena vigência da colonização da Índia. Os indianos foram enviados para várias partes do mundo para lutar contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Nos seis anos de conflito a Índia perdeu mais de 90 mil combatentes. Os indianos lutaram em várias batalhas famosas, como a de Monte Cassino, da qual tropas brasileiras também participaram. A Índia só se tornou independente em 1947, dois anos após o conflito.

Elefante entregando suprimentos para serem levados por aviões.
Crédito: Wikimedia Commons

Ao mesmo tempo em que ocorria a guerra, o movimento de desobediência civil, liderado por Mahatma Gandhi, se intensificou: em 1942 Gandhi lançou, por exemplo, o Movimento Quit India, exigindo o fim da dominação britânica da Índia.

A TV BRICS, cujo escritório central fica em Moscou, apresentou na Índia  o documentário “Stalingrado Desconhecido” por meio da parceria que tem com a plataforma online Corporation Muralikrishnan Chinnadurai Mediacorporation. A transmissão do documentário na Índia contou com o apoio do Centro Russo de Ciência e Cultura de Chennai, no estado indiano de Tamil Nadu (Russian Centre of Science and Culture).

— Equipe Beco da Índia

Veja aqui o documentário “Stalingrado Desconhecido”, disponível com legendas em inglês no YouTube:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*