Dois exercícios de respiração do Ioga que acalmam a mente: o pranayama desestressa

Nadi Sodhana. Credito: Flickr

Dois exercícios de pranayama  (técnicas de respiração do ioga) são muito bons para acalmar a mente e reduzir o estresse, excelentes para serem feitos antes da meditação ou antes de dormir. Os dois são semelhantes e muito relaxantes. Um é o Sukha Purvaka, do Sânscrito, respiração fácil.

Para realizar o Sukha Purvaka, uma das mais simples técnicas respiratóras do ioga,  você pode se sentar numa cadeira ou em posição de lotus, o que for mais confortável. Coluna ereta, feche os olhos, coloque as mãos no colo e observe a respiração, o ar saindo e entrando do seu corpo.

Oito pétalas do Ioga. Credito: Wikipedia

Com o polegar direito, feche a narina direta e inspire pela esquerda de forma profunda.Em seguida deixe o ar sair do seu corpo pela narina esquerda. Repita 10 vezes. Após relaxar por uns alguns minutos, repita a mesma sequencia com a outra narina.

A outra técnica super relaxante de pranayama é o Nadi Shuddhi. Você deve se sentar de forma confortável e relaxar, fechando os olhos e respirando profundamente. Segure o ar por um instante e solte. Em seguida, leve o polegar direito à narina direita e feche-a. Respire profundamente pela narina esquerda e quando o pulmão estiver cheio, segure por cinco segundos.

Retire o polegar da narina direita e coloque o indicador na narina esquerda, fechando-a. E aí você deve deixar que o ar saia de forma natural e completamente da narina direita.  Faça o mesmo com o outro lado e repita a técnica por 20 vezes.

Essas técnicas abrem os pulmões, melhoram as funções respiratórias, exercitam a atenção plena, e com isso mantem a mente calma. O Pranayama é a quarta das oito pétalas do Ioga que estabelecem caminhos corretos de vida, trabalham a mente e o corpo e constam do texto clássico Ioga Sutra (também chamado de  Aforismo do Ioga).

Esse texto foi organizado pelo sábio Patanjali, que teria vivido entre 200 a.C e 400 a.C. Os pranayamas visam expandir a energia vital  por meio da respiração. Os Ioga Sutras consistem em 196 sutras (aforismas, ou seja, máximas) sobre a teoria e a prática do Ioga.

— Equipe Beco d Índia

Seja o primeiro a comentar em "Dois exercícios de respiração do Ioga que acalmam a mente: o pranayama desestressa"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*