Em tempos de pandemia, o Centro Cultural Swami Vivekananda continua suas atividades online

Apresentação de Ioga da turma do professor Sanjay Kumar. Credito: Elza Cohen

O Centro Cultural Swami Vivekananda, ligado ao consulado da Índia em São Paulo, sob o comando do consul-geral Amit Mishra, dá sequência a várias atividades de forma  parte de suas aulas online nesse momento de pandemia do Coronavírus, quando é necessário fazer a quarentena, informou a diretora do centro, Puja Kaushik. Os alunos tem aulas de ioga, meditação, hindi e sânscrito, por meio do aplicativo Zoom, com o professor indiano radicando no Brasil, Sanjay Kumar.

Além disso, o Centro Cultural divulga outras atividades online, como concursos de pintura, de redação e de conhecimento sobre a Índia, nas suas páginas das redes sociais, como Facebook, Youtube, Instagram e Twitter. A atuação das atividades online ocorre em todos os centros culturais da Índia espalhados pelo mundo em um momento em que, coincidentemente, o Conselho Indiano para Relações Culturais (ICCR) completa 70 anos de existência, promovendo a cultura indiana em vários países.

Para comemorar essa data, o ICCR de Delhi  promove um concurso de redações para brasileiros e para a diáspora indiana no Brasil, com prazo final de 30 de abril, para o envio do texto. Mais informações, visite a página do Centro Cultural Swami Vivekananda no Facebook.

Puja Kaushik, diretora do Centro Cultural Swami Vivekananda. Credito: Elza Cohen

Devido à pandemia do Coronavírus – que fez o governo indiano decretar bloqueio social, que em inglês é chamado de lockdown –  foram suspensas todas as atividades presenciais do ICCR, que tem representações em 36 países. Mas vários centros culturais do mundo  continuam dando aulas online de danças clássicas, música, hindi, sânscrit, ioga, meditação.

O centro cultural de Jacarta, na Indonésia, por exemplo, conduz aulas de tabla online, um instrumento tradicional de percussão indiano. Aulas de ioga online estão sendo realizadas nos centros culturais de outras cidades no mundo como Seul (Coreia do Sul), Colombo (Sri Lanka), Teerã (Irã), Tashkent (Uzbequistão), Cidade do México, Sidnei (Austrália), além de Jacarta. Em Moscou (Rússia), aulas de mitologia estão sendo ministradas por meio de uma famosa série de quadrinhos de uma publicação indiana, Amar Chitra Katha. No México há  aulas online de culinária indiana.

Veja aqui o video de meditação do professor Sanjay Kumar, do Centro Cultural Swami Vivekananda:

Várias competições online estão sendo realizadas nos varios centros culturais. No Brasil, o último foi realizado um concurso de conhecimento sobre a vida de Babasaheb Ambedkar, o pai da Constituição indiana, por ocasião dos 129 anos de seu nascimento, em 14 de abril. Foi ele que presidiu os trabalhos de elaboração dessa Carta, promulgada em 1950. Outra atividade, dessa vez ligada diretamente à pandemia, é “Unidos contra o Coronavírus: expressão por meio da arte”. O ICCR promove uma competição de desenhos e pinturas e os melhores trabalhos receberão prêmios. Mais detalhes na página do Centro Cultural Swami Vivekananda no Facebook.

— Equipe Beco da Índia

1 comentário em "Em tempos de pandemia, o Centro Cultural Swami Vivekananda continua suas atividades online"

  1. gostaria de receber informações sobre palestras e eventos, poderiam me colocarem seu mailing ?
    muito obrigada
    Marcia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*