Entenda o significado da Roda na bandeira e saiba qual poeta escreveu a letra do hino da Índia

Bandeira da India no Red Fort em Nova Delhi. Credito: Wikimedia Commons

No centro da bandeira há uma roda azul marinho que carrega um belo conceito milenar da filosofia indiana, e o hino se refere a Bharat, o nome oficial da Índia.

No centro da bandeira da Índia há uma roda azul marinho. Esse detalhe carrega um belo conceito milenar da filosofia indiana: a de que o movimento é sinônimo de vida. É a Roda de Ashoka.

Ele foi um dos maiores imperadores da história da Índia, integrante da Dinastia Maurya, que governou no século III a.C. Ashoka pregava conceitos adotados pelo budismo, como a não-violencia e a compaixão.

Chamada na Índia de Charka, a roda tem 24 hastes. Cada uma delas representa um princípio da vida, como amor, coragem, paciência, auto-sacrificio, verdade, atitude correta e conhecimento espiritual.

Credito: Wikimedia Commons

A Roda de Ashoka remete também ao crucial conceito de impermanência da vida. Tudo muda o tempo todo. A estagnação é sinônimo de morte. Muitos na Índia chamam a sua bandeira de “Tiranga”, ou tricolor. O laranja significa força espiritual, o branco refere-se à paz, e o verde é a fertilidade da terra.

A “Tiranga” foi adotada na sessão da Assembleia Constituinte de 22 de julho de 1947, vinte e três dias antes da declaração de independência da Índia do Império Britânico, comemorada no dia 15 de agosto.

A letra da canção Jana Gana Mana, adotada como hino em 1950, foi composta por um Nobel de Literatura: o poeta e escritor Rabindranath Tagore, agraciado com o prêmio em 1913.

No país que abriga a maior indústria do cinema, essa música integrou a trilha sonora de um filme, cinco anos antes de se transformar no hino da Índia: “Hamkari” (O Parceiro), de Bimal Roy (1909 -1966).

O filme é um drama sobre a desigualdade social, um tema muito caro a esse cineasta indiano que se inspirava no neo-realismo italiano.

Filme Hamrahi , de Bimal Roy. Crédito: Imdb

A canção simbolizava a unidade da Índia na diversidade e foi originalmente escrita na língua bengali, do poeta Tagore. Depois, foi traduzida para o hindi. O curioso é que Tagore também foi o autor do hino nacional de um outro país: Bangladesh.

O hino se refere a Bharat, o nome oficial da Índia, existente desde a antiguidade. Diz a letra que o nome Bharat ressoa em várias regiões do país, como no Punjab, no Gujarat, em Odisha, em Bengala… O nome Bharat ecoa nas montanhas dos Himalaias. O nome Bharat flutua nos sagrados rios Ganges e Yamuna. O nome Bharat é, por fim, cantado pelas ondas dos mares que banham a nação.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Entenda o significado da Roda na bandeira e saiba qual poeta escreveu a letra do hino da Índia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*