Folha de curry: a versão indiana do louro, mais saborosa

Arroz com folhas de curry. Credito: Palatable Pastime

É comum confundir pó de curry com folhas de curry. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra

É comum confundir pó de curry com folhas de curry. Essas folhas são valiosas na culinária indiana e nas receitas aiurvédicas. Mas nunca é demais lembrar: são duas coisas totalmente diferentes.

A folha de curry é também chamada de “karipatta” em Hindi. São as folhagens da árvore Murraya koenigii, tropical e sub-tropical, nativa da Índia e do Sri Lanka. Altamente aromáticas, tem um sabor muito específico, com notas de cítrico. O nome genérico dessa espécie deriva do botânico sueco do século 18, Johann Andreas Murray

Encontradas originalmente no Sul da Índia e no Sri Lanka, são muito frequentes na culinária do Sul e do Leste da Índia. Essas folhas são usadas para adicionar sabor aos pratos, como curries vegetarianos, pratos à base de arroz e lentilhas.

É preciso fritar a folha em óleo bem quente por alguns minutos para soltar o aroma. Depois, adiciona-se o óleo com a folha em um prato. Há até associações de de agricultores que já fabricam óleo de folhas de curry.

Os indianos que viajaram para fora de seu país espalharam essa planta pelos lugares onde foram viver: há plantações até no Brasil. Há descrições do uso de folhas de curry para adicionar aromas nos pratos desde o século I na literatura tâmil (relativa ao atual estado indiano de Tamil Nadu, no Sul do país).

Uma versão mediterrânea da folha de curry  é a folha de louro, mas o gosto da primeira é único. Uma diferença no uso delas é que a folha de curry pode ser ingerida.

Já aquele pó de curry amarelado que encontramos nos supermercados do Brasil é uma mistura de especiarias, como cominho, açafrão-da-terra, coentro e canela, entre outras. Essa mistura foi criada pelos britânicos na época da colonização para dar um sabor indiano a seus pratos. Chama-se curry devido à palavra indiana “karil”, que os britânicos aprenderam e a adaptaram.

Quer provar o sabor insubstituível da folha de curry? Prepare um arroz branco, de preferência o tipo basmati. É só fritar essa folhinha no óleo quente antes de colocar o arroz.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Folha de curry: a versão indiana do louro, mais saborosa"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*