As duas músicas preferidas de Mahatma Gandhi vão abrir o desfile do Bloco Bollywood, na manhã do sábado, 22 de Fevereiro, a partir das 11h, na Rua Augusta, esquina com Rua Matias Aires, em São Paulo. Elas serão cantadas e tocadas pela artista indiana Ratnabali Adhikari e seu grupo Oxalá Masala. Será uma homenagem especial para lembrar os 150 anos de nascimento do líder pacifista.
Neste ano, o Bloco Bollywood, da comunidade indiana no Brasil, que completa cinco anos, conta com o apoio do Centro Cultural Swami Vivekananda, ligado ao consulado-geral da Índia em São Paulo.

Cássia, Ratnabali e Anunciação, do Grupo Oxalá Masala.
Crédito: Centro Cultural Swami Vivekananda
Ratnabali Adhikari é uma cantora e musicista que vive no Brasil desde 1976 e seu grupo Oxalá Masala promove o encontro da música brasileira com a indiana. Além de cantar, Ratnabali, toca o tradicional instrumento indiano harmonium. O nome Oxalá Masala faz referência à fusão das culturas desses dois países.
O nome de uma das músicas que será tocada na homenagem a Gandhi na abertura do Bloco Bollywood é Ekla Cholo Re. “A sua mensagem é a de que se a verdade está com você, ande sozinho”, explica Ratnabali, em entrevista ao Beco da Índia. Ou seja, é uma exortação para que as pessoas sigam o caminho da verdade, mesmo que outros não o acompanhem.
Essa música foi escrita pelo grande poeta indiano Rabindranath Tagore (prêmio Nobel de Literatura em 1913). Trata-se de uma canção patriótica do estado onde nasceu Tagore (Bengala Ocidental), datada de 1905, e exerceu grande influência sobre Gandhi. Foi uma das canções de protesto escritas durante o período do movimento de Libertação da Índia.
Ramdhun é o título da outra música que será tocada no sábado. Este bhajan (como os indianos chamam as canções devocionais) fala sobre o sincretismo religioso. “Deus é único. Nós é que colocamos vários nomes para o mesmo Deus”, disse Ratnabali. O nome completo dessa música é Raghupati Raghav Raja Ram, mas muitas vezes é chamado apenas de Ramdhun. O bhajan foi muito popularizado por Gandhi, que a cantou, juntamente com seus seguidores, durante a famosa Marcha do Sal, em 1930, um imenso ato de desobediência civil na Índia colonial. A marcha marcou uma campanha contra o monopólio do sal imposto pelos britânicos.
— Equipe Beco da Índia
Bem escrita e muito informático as musicas que Gandhi gostava.
Parabéns por divulgação.
Acho que o nome da musica e ekla cholo re em vez de akla cholo re.
Sim. Obrigado, Krishna.