Índia vai abrir uma das maiores escolas de parapente do mundo na bela região da Cordilheira dos Himalaias

Credito: S Gopal Puri

Bir-Billing, no Norte da Índia,  sediará a Escola Nacional de Parapente

A Índia vai escrever um novo capítulo no esporte de aventura, com a criação de um dos maiores centros de parapente do mundo. Será a Escola Nacional de Parapente, em Bir-Billing, na região de Najbath, do distrito de Kangra (estado de Himachal Pradesh).

O insituto terá padrão internacional, com infra-estrutura de treinamento para pilotos indianos e estrangeiros. Será a principal escola de parapente da Índia.  

A ideia de criar esta escola nasceu há cinco anos, quando foi realizado um campeonato mundial de parapente em Bir-Billing. Mas problemas burocráticos e de concessão de terra atrasaram o projeto.

Salto em Bir-Billing, junho de 2017. Crédito Florência Costa

Os habitantes deste vilarejo tradicionalmente pertencem a comunidades pastorais. Quem já esteve na região pode ver o céu com pontos coloridos: os parapentes flanando sob uma natureza belíssima, com picos da Cordilheira dos Himalaias de um lado e um vale aberto de outro. O local é listado como um dos melhores pontos para se praticar parapente no mundo pela Federação Internacional de Aeronáutica.

Credito: S Gopal Puri

O indiano Navin Sarin, 82 anos, foi quem trouxe  a prática do parapente para este belo vale no Norte da Índia. Mas demorou quatro décadas para que este  vilarejo subisso ao palco global deste esporte de aventura. “Foi em 1982 que eu comecei a explorar as possibilidades de esportes aéreos em Himachal Pradesh”, contou Sarin, que se concetou com especialistas em parapente, como o indiano Deepak Mahajan e o britânico John Bowan.

Com a ajuda dos dois, Sarin pesquisou várias áreas de Himachal Pradesh, como Triund, Yol, Dharamshala, Bijli Mahadev, Kinnaur, Manali e Shimla. Mas quando os especialistas visitaram Bir-Billing, perceberam que haviam achado o local perfeito. 

A primeira competição foi organizada em 1984, com uma premiação de US$ 10 mil para o vencedor. 

Hoje, Bir-Billing se transformou em um destino interacional de parapente. O último campeonato ocorreu ali entre 29 de outubro e 2 de novembro de 2018, com a participação de 100 parapentistas.

S Gopal Puri, de Dharamshala (matéria publicada pelo jornal The Indian Eye, parceiro do BECO DA ÍNDIA)

Seja o primeiro a comentar em "Índia vai abrir uma das maiores escolas de parapente do mundo na bela região da Cordilheira dos Himalaias"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*