Pesquisa mostra benefícios de lavar louça com atenção plena: ao meditar na pia, a irritação diminui

Credito: Flickr

Já pensou em transformar o ato de lavar louças em uma tarefa agradável e meditativa? Com muitos não podendo comer fora em meio ao isolamento social devido à pandemia de Coronavírus, essa tarefa doméstica repetitiva aumentou. Há alguns anos, um grupo de pesquisadores da Universidade Estatal da Flórida (EUA) e o psicologista Adam Hanley realizaram um experimento com a ajuda de 51 estudantes. Metade cumpriu a tarefa normalmente, metade seguiu as instruções do exercício da atenção plena, ou seja, focando nas ações e estando presente enquanto se lavava a louça.

O resultado mostrou que os que lavaram a louça com atenção plena se sentiram bem melhor do que os que não seguiram essas orientações, sentindo-se menos irritados e mais inspirados, segundo publicou o website Huffington Post Canada.

No entanto, os pesquisadores alertaram às pessoas que tentarem essa técnica: isso não significa que no momento em que forem encarar aquela pilha de pratos vão chegar imediatamente à atenção plena. A mente divaga e muito. É natural. A dica é gentilmente voltar a atenção para os detalhes de sua ação de lavar a louça e não colocar música ou televisão, justamente para focar na sua ação e nos seus sentidos. Sinta a louça nas mãos, a temperatura da água, o cheiro do detergente, o visual das bolhas do sabão.

Veja o vídeo aqui:

O resultado da pesquisa revelou que o grupo que não utilizou a atenção plena não percebeu nenhum benefício na tarefa, enquanto 25% dos que praticaram a atenção plena se sentiram mais inspirados e 27% perceberam níveis menores de irritação e nervosismo. “Parece que uma atividade diária realizada com consciência pode aumentar o estado de atenção plena”, diz o estudo.

Um monge budista famoso por ensinar técnicas de atenção plena em pequenas atividades cotidianas, como comer, andar e lavar louça, é o vietnamita Thich Nhat Hanh.  No vídeo “Lavar a Louça com atenção plena”, há a seguinte mensagem, extraída do seu livro “O Milagre da Atenção Plena”: “Enquanto lavamos a louça devemos pensar apenas na xicara de chá que nos espera. Se corremos para tirar os pratos do caminho, como se fosse um incômodo, então nós não estamos lavando os pratos para lavar os pratos. E mais: não estamos vivos durante o tempo em que lavamos pratos. Na realidade, nós seremos completamente incapazes de perceber o milagre da vida enquanto estamos diante da pia. Se não podemos lavar os pratos, provavelmente não seremos capazes de tomar o nosso chá”.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Pesquisa mostra benefícios de lavar louça com atenção plena: ao meditar na pia, a irritação diminui"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*