Meghalaya: um paraíso verde escondido no Nordeste da Índia abriga um dos locais mais chuvosos da Terra

Meghalaya. Crédito: Wikimedia Commons

Meghalaya, cujo nome significa “morada das nuvens”, é um dos sete estados do Nordeste indiano

A morada das nuvens fica na India: Meghalaya, um estado do Nordeste do país, fronteira com Bangladesh, é um dos locais mais chuvosos da Terra. Não é à toa que Meghalaya, do Sânscrito,. significa “morada das nuvens”.

Fica fora do circuito turístico, mas é um lugar belíssimo.

Foi apelidado pelos britânicos de “Escócia do Leste”, a uma altitude de quase 1.500 metros, devido ao nevoeiro constante de seu cenário embelezado por cachoeiras, cavernas e pontes suspensas sobre os rios. Sua capital, Shillong, é uma excelente estação de montanhas, e ainda preserva a arquitetura colonial: o local era uma das estações de montanhas dos britânicos durante o escorchante verão indiano.

Ponte viva de raízes Mawlynnong. Crédito: Wikimedia

A maior parte da população é indígena, segue o sistema hereditário matriarcal, com um importante papel reservado às filhas mais novas. O esporte principal é o tiro com arco.

A tribo mais importante é a Khasi, que vive nas montanhas, acredita-se que teria vindo do Sudeste Asiático. Convertidos pelos britânicos no século 19, a maioria dos Khasis é cristã, mas eles mantém muitas de suas tradições.

As casas das pessoas dessa etnia são facilmente identificáveis por bandeirinhas vermelhas com um desenho de galo no meio. É um cantinho da Índia repleto de lendas. Um das mais aterrorizantes é a de uma serpente que suga sangue. As borboletas venenosas não são lendas: há de fato borboletas amarelas e pretas que se cobrem de veneno para não servirem de jantar aos pássaros.

Meghalaya é uma das “sete irmãs”, como são chamados os sete estados da Região Nordeste, com mais de 100 tribos diferentes. Os outros estados são Assam, Arunachal Pradesh, Tripura, Nagaland, Mizoram e Manipur, que fazem fronteira com a China, Bangladesh, Mianmar e Butão.

Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Meghalaya: um paraíso verde escondido no Nordeste da Índia abriga um dos locais mais chuvosos da Terra"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*