Modak: o doce de Ganesha recheado de rapadura

Modak. Crédito: Wikimedia Commons

Pode parecer uma coxinha de frango. Mas não é. Conheça o modak, o doce preferido do deus Ganesha, aquele com cabeça de elefante e corpo de menino, conhecido como o  removedor de obstáculos.

Os devotos que querem agradá-lo devem ofecerer essa iguaria, muitas vezes comprada em lojas, já que não é muito fácil de preparar.

As receitas variam de acordo com a região da Índia, mas o que une todas elas é o formato do doce. O nome também muda, embora Modak seja o mais conhecido. Na língua tâmil, do estado de Tamil Nadu, o modak é chamado de mothagam ou kozhukattai. Na língua Kannada, do estado de Karnataka, o nome é modhaka ou kadubu. Na língua Telugu, do estado de Andhra Pradesh, chama-se kudumu.  

Imagem de Ganesha. Crédito: Pxhere

A massinha é feita geralmente com farinha de arroz. Mas há casos em que se usa semolina  ou  farinha de trigo. O recheio mais comum é delicioso: rapadura (que na Índia se chama Jaggery), coco ralado, cardamomo em pó e ghee (manteiga clarificada). Rapadura é um ingrediente muito utilizado nas variadas culinárias regionais indianas, tanto para pratos doces quanto salgados. O doce geralmente é cozido no vapor, mas dependendo da região da Índia pode ser frito também.

A origem do docinho é provavelmente o estado de Maharashtra, onde o Ganesha Chaturti, Festival em homenagem a esse deus, é o maior da Índia.

Segundo a mitologia Indiana , Ganesha adorava doces, mas esse era seu favorito. É muito comum oferecer doces aos deuses. Após a oferenda, o devoto recebe o doce de volta como Prasad, ou seja, abençoado.

De acordo com o mito, Anusuya, a esposa de um sábio,  convidou Shiva, Parvati e o filho Ganesha para visitá-la.  O sábio e sua esposa ofereceram a Ganesha pratos dos mais variados, de diferentes regiões, mas nada o saciava. Finalmente, Anusuya serviu modaks e foi somente após esse doce especialque Ganesha sentiu-se satisfeito. Para alívio de todos e felicidade do removedor de obstáculos.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Modak: o doce de Ganesha recheado de rapadura"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*