Beijinho no rosto e aperto de mão? Esse tipo de cumprimento nunca foi popular entre os indianos, que há milhares de anos usam o bom e velho Namastê, ou Namaskar. Toques físicos não fazem parte da cultra indiana. Eles juntam as palmas das mãos parecendo que se está rezando, e dizem: Namastê ou Namaskar. Ou seja, o ser que existe dentro de mim saúda o ser que existe dentro de você. Forma mais respeitosa de tratar o outro não existe.
O namastê ou o namaskar é muito comum na Índia, especialmente entre pessoas que não se conhecem, ou com pessoas mais velhas. É um cumprimento extremamente bem-vindo na Índia. Um estraneiro que se dirija a uma indiano assim sempre será muito bem considerado.
Circulou o mundo a cena do príncipe Charles fazendo um gesto de namastê ao cumprimentar Baroness Floella Benjamin, uma famosa apresentadora de TV, na quarta, 12.
Também chamou a atenção a imagem do presidente francês Não foi apenas ele. O presidente da França, Emmanuel Macron, recebendo o rei da Espanha, Filipe VI, no Palácio Eliseu, em Paris, com o mesmo gesto.
Outro vídeo que ficou muito popular na internet nos últimos dias mostrava um ministro alemão recusando-se a apertar as mãos a chanceler Angela Merkel. A cena parecia rude. Se o ministro alemão optasse pelo gesto indiano, teria parecido muito mais educado.

Medo de contaminar ou ser contaminado pelo coronavírus quando encontra alguém, mas não quer ser rude? Siga essa etiqueta indiana, a mais higiência de todas..
E qual é a origem do namastê ? Essa palavra vem do Sânscrito antigo, segundo especialistas: “namaha” significa se curvar, um gesto de respeito absoluto. Mas com o tempo esse termo evoluiu para o significado de saudar ou cumprimentar. E o termo “te” significa “para você”. Milhares de anos atrás era uma saudação ao divino.
— Equipe Beco da India
Andar abraçados ou de mãos dadas fazem sim parte da cultura indiana, entre os homens, entre amigos. Melhor seria se o texto se referisse a cultura japonesa. Namastê.
Namastê, como pratica religiosa!cultural até que é interessante, mas para um relacionamente afetivo acho muito frio e sem calor humano.
Ë maravilhoso esse gesto. Para mim é um dos mais bonitos de todo o mundo. O significado então: “o ser que habita em mim, saúda o ser que habita em você”.