O paraíso da Índia conhecido como a morada dos deuses

Barco casa de Kerala. Crédito: Kerala Tourism

O mapa de Kerala lembra um pouco o do Chile. Esse estado fica justamente no sudoeste da Índia, encravado entre as Gates ocidentais – uma cordilheira no oeste da península Indiana – e o mar das Arábias. Kerala é irressitível por sua natureza exuberante, por seus templos e construções históricas, por sua culinária muito diferente da do Norte e por ser o centro da aiurveda, o tradicional sistema de tratamento indiano. Por isso mesmo, Kerala passou a ser um dos principais pontos turísticos da Índia nos últimos 20 anos.

O lema de campanha turística do estado é: “A morada dos deuses”. Uma das experiências mais interessantes em Kerala é passear ou se hospedar em barcos-casas que ficam em cursos d’água. A indústria de barcos em Kerala é bastante antiga, eles são trabalhados em madeira. Há, além dos barcos-casa, os barcos de corrida que participam de uma famosa regata anual do Festival do Onam, o mais importante desse estado.

A capital de Kerala é Thiruvananthaputam, que sediou a antiga família real Travancore do século 18 até 1956. O templo Anantha Padmanabhaswamy e o Palácio Kanakakunnu são imperdíveis. Nas montanhas de Kerala fica um exemplo de arquitetura de madeira que é o Palácio Padmanabhapuram, em meio a arrozais e rios. Essas construções tem características específicas, com telhados inclinados que dão vazão às chuvas intensas das monções. Alguns dos melhores centro de aiurveda da Índia ficam em Kerala.

Praia de Kovalam na Kerala. Crédito: Kerala Tourism

Sua culinária é riqúissima e muito diferente do que os brasileiros estão acostumados a ver no Brasil ou quando vão a restaurantes indianos nos Estados Unidos ou na Inglaterra. No lugar dos pães (paratha, chapati, naam), a culinária de Kerala usa arroz como acompanhamento dos prtaos de curries (com molhos condimentados). Em alguns aspectos, essa gastronomia lembra um pouco à da Bahia, com peixes e camarões feitos com molhos apimentados à base de leite de coco e especiarias.

Conheça mais sobre o aiurveda, esse milenar tratamento tão popularizado em Kerala

A cidade mais cosmopolita de Kerala, no entanto, é Cochin, o centro comercial de especiarias. O comércio de especiarias é muito antigo, ocorrendo há 3 mil anos.  O cenário de Cochin é dominado pelas águas, com suas ilhas e penínsulas, concectadas por pontes. No aspecto cultural, Kerala é um estado riquíssimo, com seu teatro-dança Kathakali, com quase 400 anos de tradição. Atores-dançarinos encenam histórias dos Puranas e dos épicos como o Mahabhárata. A arte marcial Kalaripayattu, criada no século 11, é outro exemplo. O festival Onam, realizado entre agosto e setembro,  é incrível. É uma celebração a Mahabali, um governante generoso. Um Kerala há o culto às serpentes e templos dedicados a esses animais.

Saiba mais sobre o Onam

Mapa de Kerala.
Crédito: Wikimedia

Os passeios pela natureza sçao deslumbrantes, como a reserva de tigres Periyar e outros parques nacionais, os resorts e praia  de Kovalam  e Varkala,  além das Ilhas Lakshadweep. As plantações de chá das montanhas de Munnar são imperdíveis também.

Quanto à gastronomia de Kerala, é um passeio à parte. O arroz é predominante, bem diferente do Norte da Índia, onde os pães tem um papel fundamental. Há muitos pratos de frutos do mar com leite de coco. As panquecas de farinha e arroz, appam, são deliciosas, sempre acompanhadas de chutneys e caldos bastante apimentados.

Conheça o Jatayu Nature Park, em Kerala

Uma viagem à Kerala é uma viagem  a uma Índia bem distinta da que os turistas fazem ao Norte, onde está o Taj Mahal e o deserto do Rajastão. É o paraíso das massagens e tratamentos aiurvédicos. É a terra de praias lindas com coqueiros,he dos barcos-casas. É o lugar onde os curries de peixe nos remetem à Bahia, jpa que incluem o coco como um de seus ingredientes, além de serem, é claro, apimentados. Kerala  é chamada de o país dos deuses porque provavelmente de lá eles não querem sair.

Leia essa matéria sobre esse outro paraíso indiano

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "O paraíso da Índia conhecido como a morada dos deuses"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*