O que é o leite dourado que os indianos adoram

Haldi Doodh com leite de soja. Credito: Florencia Costa

Há muitos anos os indianos conhecem o Haldi Doodh (haldi significa açafrão-da-terra e Doodh, leite), também chamado de leite dourado, uma bebida aiurvédica antiga que ajuda a relaxar e dormir.

A receita é simples: para uma xícara de leite morno, que pode ser de vaca ou vegetal, uma colher de chá rasa de açafrão-da-terra e uma pitada de pimenta-do- reino.  Mas há uma variação mais sofisticada e gostosa: além do leite, açafrão-da-terra e da pimenta do reino, acrescenta-se uma pitada de noz moscada, de cardamomo moído, e de canela.

A equipe do Beco da Índia preparou um pequeno vídeo para mostrar como preparar essa delícia relaxante. Neste caso, usamos leite de soja:

É uma bebida perfeita para relaxar de noite e preparar o corpo e a mente para dormir.  Se você quiser adoçar, fique à vontade. Se quiser colocar mel, deixe o leite ficar morno antes. Esse néctar do sono indiano serve também para ajudar a combater os sintomas da gripe porque as especiarias ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Na Índia existe um ingrediente a mais que potencializaria a bebida: o ashwagandha, uma especiaria também conhecida como “ginseng indiano”. O ashwagandha  diminui os efeitos do estresse e da ansiedade. Por isso, ajuda no combate à insônia. Mas mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo dessa especiaria, segundo especialistas.

O açafrão-da-terra faz com que o leite de lua fique amarelo. Mas se você quiser um leite de lua rosa, por exemplo, não deve colocar este ingrediente. Em seu lugar, bata framboesa fresca ou congelada no leite antes de levá-lo ao fogo.

No sentido horário, cardamomo, leite de soja, açafrão-da-terra , canela, pimenta do reino
e noz moscada. Credito: Florencia Costa

Em uma entrevista para o jornal indiano Hindustan Times, o nutritionista Ritesh Bawri explica que a combinação de leite morno e diferentes especiarias ajuda a relaxar.

Ele disse que o açafrão-da-terra é um conhecido anti-inflamatório. Quando combinado com pimenta-do- reino e a gordura do leite, torna-se mais absorvível pelo corpo. A noz moscada é um excelente desintoxicante e também alivia dores. A canela previne doenças do coração, além de melhorar a sensibilidade para a insulina, o que ajuda os diabéticos, segundo ele.

— Equipe Beco da Índia

1 comentário em "O que é o leite dourado que os indianos adoram"

  1. Apaixonante e viciante!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*