O trem brinquedo que cruza 100 túneis e 900 pontes

Trem da linha Kalka Shimla. Crédito: Needpix

A linha de trem Kalka-Shimla é um incrível feito de Engenharia da Índia

A Índia é famosa pelo seu gigantesco sistema de trem. Uma das linhas mais charmosas, a Kalka-Shimla, patrimônio mundial da UNESCO desde 2008, é um dos feitos de engenharia mais incríveis do país, com seu “trem brinquedo”. Essa de trem linha atravessa montanhas e florestas por 103 túneis e mais de 900 pontes.  A viagem demora cerca de 6 horas até Shimla, a residência de verão dos governantes britânicos por vários anos. Mais de dois terços da rota é composta de curvas.

Construído pelos britânicos em 1903, o “trem brinquedo” conecta as planícies a Shimla, a cidade conhecida como a “rainha das estações de montanha” do país. A linha Kalka-Shimla tornou essa charmosa cidade mais acessível e popular. Shimla sedia uma famosa corrida de bicicletas, o MTB Himalaya. 

Cidade de Shimla. Crédito: Wikimedia Commons

Localizada nas franjas do sudoeste da Cordilheira dos Himalaias, Shimla, a 2.200 metros acima do nível do mar, é hoje capital do estado de Himachal Pradesh, no Norte da Índia. Durante o escorchante verão da Índia, quando a temporatura em cidades próximas do deserto ultrapassam os 50 graus Celsius,  a fuga para as montanhas de Shimla é obrigatória. Foi por isso mesmo que na época da colonização, Shimla virou a capital de verão do Raj britânico.

Mas no inverno Shimla fica branca. O nome da cidade está relacionado com a divindade hindu Shyamala Devi, um avatar da deusa Kali. Entre as atrações turísticas estão várias de suas construções do período do Raj Britânico, erguidas nos estilos Tudorbethan (que procurou reviver a Era dos Tudor, no final do século 19) e neogótico ( o renascimento da arquitetura gótica medieval, no século 18). Para quem gosta de templos, o Jakhoo é imperdível. Dedicado à divindade Hanuman, o deus-macaco do Hinduismo, o templo Jakhoo fica localizado no alto de uma montanha de mesmo nome e possui uma imensa estátua dessa divindade. A vista do templo é de tirar o fôlego: pode-se ver os Himalaias.

— Equipe Beco da Índia

Veja o passeio de trem entre Kalka e Shimla nesse vídeo

Seja o primeiro a comentar em "O trem brinquedo que cruza 100 túneis e 900 pontes"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*