“O yoga provou ser uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse das incertezas,” diz consul indiano

Consul Geral da India em Sao Paulo, Amit Kumar Mishra. Credito: CCSV

O consul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, organizou as celebrações no Brasil relativas ao Dia Internacioanl do Yoga, em 21 de junho.

A conscientização dos benefícios do yoga para a saúde está aumentando no mundo e durante a pandemia do novo coronavírus esta prática física e mental originária da Índia foi uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse das incertezas e do isolamento, disse o consul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, em entrevista ao BECO DA ÍNDIA. O consul lembrou que a idéia de criar o Dia Internacional do Yoga foi proposta à ONU pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo Mishra, que esteve à frente da organização das celebrações online do Dia Internacional do Yoga (21 de junho) no Brasil, mais pessoas puderam aprender sobre as práticas de yoga na internet durante a pandemia do que seria possível por meio de aulas presenciais. Ele ressaltou que pesquisas científicas já comprovaram que o yoga aumenta o fluxo sanguíneo, diminui a pressão sanguínea e melhora a imunidade geral.

BECO DA ÍNDIA (BI)Este é o sexto ano de celebração do Ano Internacional do Yoga, essa prática física, mental e espiritual nascida na Índia. O yoga é mais popular hoje no mundo ?

AMIT KUMAR MISHRA (AKM) – A idéia do Dia Internacional do Yoga foi proposta pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi à ONU. É um dia de conscientização sobre os benefícios do yoga. A proposta teve o apoio de 177 países da Assembléia Geral das Nações Unidas, que a adotou em dezembro de 2014, instituíndo o 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga. Não há dúvida de que a escala dessas celebrações aumentou nos últimos cinco anos. Centenas de milhões de pessoas participam de eventos organizados por embaixadas e consulados da Índia em mais de 200 cidades, com o apoio de organizações de ioga. No entanto, o crescimento do Dia Internacional do Yoga não deve ser visto apenas em termos de número de pessoas que se juntam à celebração. Esta data tem servido para divulgar a mensagem do yoga em todo o mundo, pois fornecem uma plataforma de união para todos os gurus e praticantes de yoga. No primeiro ano do Dia Internacional do Yoga, as celebrações organizadas pelo Consulado-Geral da Índia em São Paulo foram limitadas à esta cidade. Desde então, o Consulado, em um trabalho conjunto com organizações de yoga, tem criado eventos em outras grandes cidades, como Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Nossos esforços receberam apoio de autoridades locais. Cidades como Porto Alegre, Atibaia e Piracaia incluíram o Dia Internacional do Yoga no calendário oficial de suas atividades. Outro resultado positivo das comemorações do Dia Internacional do Yoga tem sido o interesse crescente no sistema de medicina tradicional do ayurveda, que hoje é mais aceito em todo o mundo.

BIÉ comum no Ocidente praticar yoga como exercício físico. Como o sr. vê essa forma de encarar o yoga?

AKM – Infelizmente é verdade que a percepção comum do yoga no mundo ocidental é a de que se trata de um exercício físico, alongamento e posturas, para se ter um corpo forte e flexível. Esse é um entendimento limitado, que  ignora as raízes filosóficas e espirituais do yoga tradicional. O yoga é uma prática física, mental e espiritual originada na Índia há milênios. A palavra ‘yoga’ deriva da raiz sânscrita ‘Yuj’, que significa ‘unir-se’, simbolizando a união do corpo e da mente. De acordo com as escrituras yogues antigas, a prática do yoga leva à união da consciência individual com a Consciência Universal, alcançando uma perfeita harmonia entre a mente e o corpo. O conceito foi melhor descrito pelo primeiro-ministro Narendra Modi, quando ele discursou na abertura da 69ª sessão da Assembléia Geral da ONU: “O yoga é um presente inestimável de nossa tradição antiga. O yoga incorpora a unidade da mente e do corpo, pensamento e ação, uma abordagem holística valiosa para nossa saúde e nosso bem-estar. Yoga não é apenas exercício, é uma maneira de descobrir o senso de unidade consigo mesmo, com o mundo e a natureza”.

Comemorações do Dia Internacional do Yoga em Nova Délhi, em 21 de junho de 2020. Credito: PIB

BIComo o yoga pode nos ajudar na saúde física e mental nesses tempos de pandemia de Covid 19? 

AKM – A pandemia de Covid-19 levou à imposição de diferentes graus de bloqueio em todo o mundo. As cidades foram forçadas a fechar e as pessoas ficaram restritas às suas casas, observando o distanciamento social. Nessas circunstâncias, o yoga provou ser uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse da incerteza e do isolamento. Mais pessoas puderam aprender sobre as práticas de yoga por meio de aulas on-line e plataformas digitais durante a pandemia do que seria possível por meio de aulas presenciais. O yoga oferece uma maneira de aumentar a imunidade do corpo, o que é importante na luta contra o coronavírus. O yoga também é conhecido por ajudar a curar distúrbios respiratórios, especialmente os exercícios de pranaiama, que aumentam nossa ingestão de oxigênio. Devido a seus benefícios para a saúde mental e física, a ONU oferece recursos de yoga para seu pessoal e também na seção de bem-estar de seu portal de coronavírus. Da mesma forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) menciona o yoga como um meio de melhorar a saúde em seu plano de ação global sobre atividade física. No Centro Cultural Swami Vivekananda, em São Paulo, o professor de yoga Sanjay Kumar, organizou sessões on-line especiais sobre prevenção e gerenciamento do Covid-19 por meio do yoga e sobre como usar essa prática para lidar com o estresse.

BIQuais são os principais benefícios de se fazer yoga?

AKM – A prática de yoga garante o bem-estar físico e mental. No lado físico, pode-se esperar maior flexibilidade e equilíbrio, além de resistência e força física. Também é comprovado que aumenta o fluxo sanguíneo, diminui a pressão sanguínea e melhora a imunidade geral. A prática ajuda a alcançar um melhor equilíbrio entre corpo, mente e alma. Exercícios regulares de meditação e respiração ajudam a reduzir o estresse, manter a mente calma, ajudar a aumentar o foco e a produtividade geral. O yoga tem o poder de ajudar a criar um novo nível de autoconsciência.

BI –  Se o yoga é uma prática espiritual, pode ser feito por qualquer pessoa de outra religião que não o Hinduismo, por exemplo, ou por ateus?

AKM – É um equívoco pensar que o yoga seja relacionado ao Hinduísmo, ou pensar que é preciso acreditar em certa fé para praticar o yoga. O yoga é uma experiência espiritual e não está ligada a nenhuma forma de culto ou religião organizada. A forma como o yoga é experimentado difere de pessoa para pessoa. Alguns vêem isso apenas como uma maneira de alcançar um corpo saudável, enquanto outros o veem como um meio para se conectar com uma força superior. A recepção dos benefícios do yoga não requer que se acredite em nenhuma religião. Pode ser praticado por crentes de qualquer religião ou por ateus. É simplesmente uma maneira de realizar o potencial, aumentar a positividade e viver uma vida melhor.

BIQual é a importância do pranayama no yoga?

AKM – Pranayama no yoga refere-se a exercícios respiratórios. ‘Prana’ é uma palavra sânscrita que significa ‘força vital’ e ‘ayama’ significa’ estendendo-se ou prolongando-se’. Literalmente, pranayama significa ‘controle da força vital’ ou ‘extensão da respiração’. Pesquisas científicas mostraram que a prática regular de respiração controlada como parte dos exercícios de pranayama ajuda a aumentar a ingestão de oxigênio em até cinco vezes, e essa oxigenação melhora o funcionamento de todos os órgãos e melhora a saúde geral. A prática regular de pranayama pode diminuir os efeitos do estresse no corpo e melhorar a saúde física e mental geral. Torna a pessoa enérgica, entusiasta e positiva. Existem vários tipos de técnicas de respiração no pranayama que devem ser praticadas apenas sob a supervisão de um instrutor de yoga treinado.

BIComo o Consulado-Geral da Índia comemora o Dia Internacional do Yoga neste ano?

AKM – Ao contrário dos anos anteriores, as sessões de prática de yoga em larga escala não são possíveis este ano devido às limitações de pandemia e distância social do Covid-19. O Consulado e o Centro Cultural Swami Vivekananda fizeram parceria com organizações de yoga em todo o Brasil e Índia para organizar o evento on-line em 21 de junho. Na preparação para o evento principal, o Centro Cultural organizou vinte eventos on-line, incluindo webinares sobre ioga, palestras de especialistas em filosofia ayurveda e védica e sessões especiais de prática de ioga. Esses eventos atraíram uma grande audiência, alguns milhares de pessoas. A principal celebração on-line, no dia 21 de junho, teve muito sucesso. Foi transmitida ao vivo na página do Facebook do Consulado e Centro Cultural Swami Vivekananda.

BIO sr. mencionou o crescente interesse pela ayurveda no Brasil. Como vê o crescimento da ayurveda nos próximos anos?

AKM – O ayurveda ganhou popularidade no Brasil nos últimos tempos. Há no Brasil a Associação Brasileira de Aiurveda, que trabalha para ajudar a desenvolver e divulgar estudos sobre o assunto. Vários simpósios e workshops estão sendo realizados com a participação de especialistas internacionais para ajudar a popularizar o ayurveda. O Brasil e a Índia possuem um acordo de cooperação nas áreas de sistemas de medicina tradicional, o que vai contribuir para o crescimento da ayurveda no Brasil. O Consulado-Geral da Índia em São Paulo também está facilitando a colaboração entre instituições educacionais privadas de ayurveda no Brasil e instituições da Índia.

1 comentário em "“O yoga provou ser uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse das incertezas,” diz consul indiano"

  1. Excelente conteúdo, importante propagar o Yoga nesse momento delicado que estamos vivendo!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*