Sete apps de meditação para você diminuir a ansiedade

Credito: Pxfuel

Há várias formas de tentar manter a serenidade em meio ao caos, mesmo em momentos tão incertos e difíceis como o que vivemos hoje com a pandemia do #coronavírus. Uma delas é certamente a meditação, técnica desenvolvida há milhares de anos. Siddharta Gautama, o Buda, por exemplo, que viveu na área onde hoje está a Índia, ensinava, há 2.500 anos, a meditação como forma de ver a realidade tal como ela é, de entender as causas do sofrimento e com isso superá-lo.

Já está comprovado que a meditação traz um grande benefício para a sua saúde mental, aliviando o estresse e aperfeiçoando a concentração. Em pleno século 21 é possível seguir, por aplicativos no celular, as meditações guiadas que podem ser tão curtas quanto três minutos, até longas como 1 hora ou mais, com músicas relaxantes ou não ao fundo, ou com medidores de desempenho.

Esses apps estão disponíveis em várias línguas e já há até apps com meditações guiadas específicas para diminuir a ansiedade diante da crise do #Covid. Podem ser gratuitos ou pagos, mas mesmo esses últimos oferecem testes gratuitos, geralmente de 7 dias, ou então abrem algumas janelas sem cobrar. Se você fizer um teste gratuito em cada um dos apps que listamos, será uma boa experiência e oportunidade para escolher o que melhor se adapta à sua personalidade. Os aplicativos servem para quem nunca tentou meditação ou para quem já medita há anos. Aqui vai uma listinha de alguns:

Isight Timer –É um dos apps mais populares do mundo, em várias línguas, inclusive português, com assinatura paga e sessões gratuitas. Tem a mais gigantesca biblioteca de meditações (24 mil), podcasts, cursos de todos os tipos, e funciona como uma espécie de rede social dos meditadores. Você pode fazer muita coisa de graça lá. Navegue e descubra. Pode-se programar a sua meditação personalizada com ou sem musica de fundo. Há um marcador no mapa mundi com o numero de pessoas que meditam com o app no momento que você o utiliza. Você pode fazer amizades e assim, o Insight Timer promove uma interessante interação social. É possível participar de uma “comunidade” nesse aplicativo que se assemelha a uma rede social de meditação.Para quem está de molho em casa, dá uma sensação de que não estamos sozinhos. E não estamos mesmo.

Medite-se – Esse app brasileiro é uma excelente alternativa para quem quer aprender a meditar de graça e também para quem já é um meditador experiente: há vários níveis de sessões.“Quem disse que meditação tem que ser complicada? São poucos minutos por dia. A vida terrena é muito curta para se viver infeliz”, diz as mensagens. Tem até meditações específicas para crianças.

Veja aqui um vídeo introdutório do Medite-se:

Lojong – O nome, quem vem da língua tibetana, diz tudo: é para treinar a mente, essa inquieta. O app, em português, tem um bom leque de meditações diárias variadas e o meditador pode acompanhar o seu desempenho no dia-a-dia. Os ensinamentos baseiam-se no programa Cultivating Emotional Balance,  da Universidade de São Francisco (EUA).

Veja aqui o vídeo “Como treinar a mente” do Lojong, em Português:

5 Minutos – Um app da ONG Mãos Sem Fronteira, de graça e em português, que incentiva curtas meditações diárias 

Headspace – “Cuide da sua mente com carinho”, diz o bonequinho da animação característico desse app, que é pago, e é um dos mais populares. Mas há espaços gratuitos para testar nesse app. Você entra e vê a mensagem: “Uma coleção de meditações para a atual crise global”. Há vídeos introdutórios para quem nunca experimentou a técnica. “O ambiente externo não vai mudar, mas a nossa percepção sobre as coisas sim e isso é uma mudança em si. Em alguns dias meditar vai ser fácil. Em outros, vai ser mais difícil. O segredo é resistir com calma, independentemente da situação”, diz.

Veja um vídeo introdutório sobre meditação do Headspace, com legendas em português:

Calm –  Para quem está com dificuldades para dormir, essa é uma boa opção também, com sons relaxantes e programas de respiração.

Aura – Esse app, que propõe ao iniciante apenas 3 minutos de meditação por dia para diminuir o estresse. Quem não tem três minutos diários para investir na redução da ansiedade?Antes de mais nada, o aplicativo recomenda estilos de meditação de acordo com o seu estado de espírito e para fazer isso faz algumas perguntas antes. Tem versão paga e gratuita.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Sete apps de meditação para você diminuir a ansiedade"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*