Oito cenas do Holi que entraram para a história

Crédito: Dharma Productions

Hoje (9 de março) é dia de Holi na Índia.  É o Festival das Cores. Para entender como esse festival é o supra-sumo da alegria para os indianos, um êxtase que podemos comparar ao carnaval brasileiro, vale a pena dar um “rolê” pelas cenas de Holi de alguns dos mais famosos filmes indianos. As imagens são tão exuberantes como este festival. O primeiro dos vídeos do Holi cinematográfico que exibimos aqui teve mais de 125 milhões de visualizações.

Nas festas mais quentes na Índia, música, dança, comida e uma bebida especial é servida: o bhaang, feita de iogurte, água, especiarias (como cardamomo) e folhas de maconha. O milk shake do Holi é vendido abertamente, não é proibido, já que tudo isso está dentro do contexto do antigo festival onde as pessoas jogam cores em pó ou água colorida uma nas outras. Mas há também  uma versão de bhaang sem a maconha: o tandai.

O Holi tem o significado de comemorar a vitória do bem sobre o mal, a chegada da primavera com toda a sua prosperidade, e o amor, já que os personagens mitológicos Krishna e sua amada Radha  também estão presentes no imaginário dessa que é a mais exaltada celebração na Índia.

— Equipe Beco da Índia

Separamos alguns aqui algumas cenas do Holi no cinema indiano:

“Essa juventude é louca”  (Yeh Jawaani Hai Deewani )

Esse filme foi um sucesso de Bollywood em 2013, dirigido por Ayan Mukerji, produzido por Karan Johar, com os atores  Ranbir Kapoor, Deepika Padukone e Kalki Koechlin. Romance de entre Naina (Deepika Padukone), uma tímida estudante de medicina, e seu colega de classe Bunny (Ranbir Kapoor). Ele acaba saindo da Índia para morar em outro país, ela se forma e oitro anos depois  eles se reencontram. A cena do Holi é o melhor e a música “Balam Pichkari” (algo como “ Quando você joga água em mim”) virou um sucesso, obrigatória nos holis indianos.

Sabe quantas visualizações no YouTube teve esse vídeo, no canal  T-Series? Mais de 146 milhões:

Uma Série de Eventos  (Silsila)

É uma história de amor com detalhes de adultério sua repercussão na rígida sociedade indiana. O filme, de 1981, foi dirigido por Yash Chopra, e conta com atores icônicos de Bollywood: Amitabh Bachchan, Jaya Bachchan, Shashi Kapoor, e Rekha.

O Holi é representado na cena deste filme, que se tornou um cult, com a música Rang Barse (“Chuva de cores”).

Este vídeo, da produtora YRF, teve mais de 66 milhões de visualizações no YouTube:

Teatro de balas: Ram-Leela (Goliyon Ki Raasleela, Ram-Leela)

Esse é um romance trágico de Bollywood, uma adaptação moderna de Romeu e Julieta de Shakespeare. O filme, 2013, foi dirigido por Sanjay Leela Bhansali, com Ranveer Singh e Deepika Padukone, que fazem o papel de Ram e Leela, respectivamente. Na cena do Holi, em estilo tradicional, é tocada a música  “Lahu Munh Lag Gaya” (“Sangue no meu rosto”).

Este vídeo, do Canal da Eros Now no YouTube, teve mais de 62 milhões de visualizações no YouTube:

A ascensão de Mangal Pandey (Mangal Pandey: The Rising) 

Esse drama biográfico de 2005 conta a história de Mangal Pandey, um soldado indiano conhecido por ajudar a disseminar a rebelião de 1957 contra os colonizadores britânicos, também conhecida como a Primeira Guerra da Independência. Os astros Aamir Khan e Rani Mukherjee fazem o papel principal nesse filme dirigido por Ketan Mehta. Na cena do Holi, os atores dançam e cantam a música “Holi Re” (“Tem Holi”), do grande músico indiano A .R Rahman, que ganhou um  Oscar ( música do filme Quem quer ser Milionário, de Danny Boyle).

Veja aqui o vídeo do canal DailyMotion no YouTube:

Histórias de Amor  (Mohabbatein)

Filme de 2000, dirigido por Aditya Chopra, com Amitabh Bachchan, conhecido na Índia como Big B, Shah Rukh Khan e Aishwarya Rai (hoje casada com o filho de Big B). É sobre a batalha entre amor e medo, entre dois homens e suas crenças e o resultado das histórias de amor de três casais.

A cena aqui selecionada é da música Soni Soni ( “Bonito”), no canal YRF do YouTube:

Ação Repetida (Action Replay)

Um 3 m 1 de Bollywood: romance, comédia e ficção ao mesmo tempo. Com os astros, Akshay Kumar, Aishwarya Ray Bachchan e Neha Dhupia, o filme, de 2010, dirigido por Vipul Shah, tem uma máquina do tempo que possibilita o protagonista a voltar aos anos 70, quando seus pais ainda não eram casados, para tentar evitar que eles se divorciem nos tempos atuais.

A cena do Holi, no canal T-Series do YouTube, tem a música Música “Chhan Ke Mohalla” ( “Eu já vi toda a vizinhança”), com a bela Aishwarya, ex-Miss Mundo, dançando:

O Jardineiro (Baghban)

Esse filme, de 2003, foi uma adaptação não-oficial da aclamada  produção hollywoodiana  “A Cruz dos Anos” (“Make Way for Tomorrow”), de 1937. A versão indiana, em Hindi, foi dirigida por Ravi Chopra, com Amitabh Bachchan, Hema Malini e Salman Khan. Na cena do Holi, a música “Hori Khele Raghuveera” (“Raghuveera brinca de Holi”).

Este vídeo, do Canal T-Series, teve mais de 121 milhões de visualizações no YouTube:

A Gangue de Rosa (Gulaab Gang)

Esse filme, de 2014, conta a história de um grupo de mulheres do interior da Índia que, cansadas da violência de gênero, resolvem virar ativistas e se defenderem dos ataques, vestindo saris rosas como identificação.  O filme, lançado na véspera do Dia Internacional da Mulher daquele ano, foi dirigido por Soumik Sen e tem a estrela Madhuri Dixit no papel principal.  Um Holi feminino é brincado com a música “Rang se Hui” ( “Aconteceu com a cor”).

Veja aqui a cena, no canal Luskamralus, do YouTube:

Seja o primeiro a comentar em "Oito cenas do Holi que entraram para a história"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*