Os 50 mil tons de cores, estampas e bordados dos tecidos indianos: conheça o mapa têxtil do país

Crédito: Wikimedia Commons

Na Grécia antiga e na Babilônia tecidos de algodão eram chamados de Índia, tal era a identidade desse produto com o local de onde eles vinham. Os romanos chamavam os tecidos de algodão indianos de “vento costurado”, devido à sua extrema leveza.  

A fama da Índia como um  dos tecidos indianos é conhecida no mundo todo até hoje. A variedade é imensa e a sua história data de pelo menos  4 mil a.C. A variedade geográfica e climática da Índia faz com que o país tenha inúmeros tipos de plantas fibrosas e tinturas naturais.

Mada de tecidos da Índia. Crédito: Craftsvilla

Cada região tem o seu padrão de estampa, o seu tipo de bordado, as cores prevalentes, algumas tem mais algodão, outras seda, suas cores mais usadas no tingimento. Há lugares que usam fios de ouro ou de prata para bordar os tecidos.  

No Norte do país, o costume é estampar os tecidos com carimbos de madeiras esculpidos à mão. Esses carimbos  tem desenhos florais, geométricos ou de animais. Ou seja, aquele paninho bonito que vem da Índia carrega um código que identifica de onde ele é: os entendedores entenderão. Dependendo do tecido, das cores e estampas, conseguem dizer da onde é aquele tecido.

Pedaços de tecidos do Rajastão Crédito Florência Costa

Craftsvilla, a maior loja de tecidos étnicos online, criou um mapa que leva as pessoas a uma espécie de tour pela riquíssima herança cultural têxtil da Índia. O mapa foi compartilhado na mídia social e viralizou.

Foi uma maneira de popularizar as várias formas de artesanato em tecido, especialmente entre os jovens indianos, para que eles também conhecessem a sua história através dos tecidos.

Veja este video que mostra a fiação tradicional de tecidos indianos, do Victoria and Albert Museum:

https://artsandculture.google.com/exhibit/indian-textiles-nature-making-victoria-and-albert-museum/4wISOUQuPAXOJw?hl=en

Loja de tecidos de Jaisalmer, Rajastão. Crédito Florência Costa

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Os 50 mil tons de cores, estampas e bordados dos tecidos indianos: conheça o mapa têxtil do país"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*