Os tecidos Pichhwai são uma tradição de 400 anos e ilustram a vida de Krishna no Rajastão
Poemas também podem ser escritos em tecidos. Os tradicionais tecidos Pichhwai são estampados com pinturas e bordados devocionais que retratam a vida de Srinathji, uma forma local de Krishna, essa divindade do Hinduísmo, avatar do Deus Vishnu.
A arte Picchwai é específica da localidade de Nathdwara, no estado do Rajastão (Norte da Índia). São peças grandes de tecidos com intrincadas pinturas que simbolizavam cenas tearais da vida de Krishna e geralmente penduradas no templo dedicado a essa divindade.

a vida de Krishna. Crédito: Ohmyrajasthan
A estilista Anita Dongre criou uma coleção de lehengas (tradicionais saias rodadas até o tornozelo) e cholis (mini blusas) estampadas com Pichhwais. Essas lehengas contam muitas histórias.
Originalmente, essa arte foi criada para intensifcar a atmosfera devocional das pujas (cerimônias religiosas) diárias desse deus hindu. Diferentes Pichwais eram pintados por devotos para festivais religiosos e celebrações específicas.
Quando você roda, os detalhes do tecido ficam mais visíveis: são estampadas seguindo essa tradição de 400 anos. Além do apelo artístico, essas pinturas serviam para narrar contos para quem não conseguia ler.
— Equipe Beco da Índia
Deixe seu comentário