Pichhwai: o tecido ilustrado com poemas devocionais

Lehengas com tecidos Pichhwai. Crédito: Wedmegood

Os tecidos Pichhwai são uma tradição de 400 anos e ilustram a vida de Krishna no Rajastão

Poemas também podem ser escritos em tecidos. Os tradicionais tecidos Pichhwai são estampados com pinturas e bordados devocionais que retratam a vida de Srinathji, uma forma local de Krishna, essa divindade do Hinduísmo, avatar do Deus Vishnu.

A arte Picchwai é específica da localidade de Nathdwara, no estado do Rajastão (Norte da Índia). São peças grandes de tecidos com intrincadas pinturas que simbolizavam cenas tearais da vida de Krishna e geralmente penduradas no templo dedicado a essa divindade.

Tecido com pintura Pichhwai que retrata
a vida de Krishna. Crédito: Ohmyrajasthan

A estilista Anita Dongre criou uma coleção de lehengas (tradicionais saias rodadas até o tornozelo) e cholis (mini blusas) estampadas com Pichhwais. Essas lehengas contam muitas histórias.

Originalmente, essa arte foi criada para intensifcar a atmosfera devocional das pujas (cerimônias religiosas) diárias desse deus hindu. Diferentes Pichwais eram pintados por devotos para festivais religiosos e celebrações específicas.

Quando você roda, os detalhes do tecido ficam mais visíveis: são estampadas seguindo essa tradição de 400 anos. Além do apelo artístico, essas pinturas serviam para narrar contos para quem não conseguia ler.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Pichhwai: o tecido ilustrado com poemas devocionais"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*