PlayButton premiou curtas e documentários na Índia

Credito: TV BRICS

O Festival de Curtas PlayButton teve a sua final realizada na Índia, na cidade de Chennai, no estado de Tamil Nadu (antes da decretação da quarentena pelo governo, devido à pandemia do Coronavírus). O festival premiou 10 curtas-metragens em três categorias: filmes na língua tâmil, filmes indianos em outros idiomas e competição internacional. Neste ano, o festival de cinema PlayButton contou com a parceria da TV BRICS, rede internacional da mídia dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e parceira do Beco da Índia. A categoria internacional teve dois finalistas que venceram a indicação TV BRICS.

O filme “The Empty Spring” (“Primavera Vazia”), do diretor chinês Arcklot Hal , de 20 anos de idade, foi escolhido como Melhor Curta Metragem Internacional da TV BRICS. O diretor, de Wuhai (Área Autônoma da Região Autônoma da Mongólia Interior, China) já realizou três curtas premiados internacionalmente. O “The Empty Spring” é uma espécie de filme filosófico que conta a história de uma poeta solitária que procura as respostas para suas perguntas no ambiente e seus próprios sonhos. A obra não apenas recebeu uma estatueta da TV BRICS, como também recebeu o direito de uma estréia na TV no canal TV BRICS na Rússia, com a possibilidade de distribuição adicional entre os parceiros da rede nos cinco países deste agrupamento.

Credito: TV BRICS

O filme “A Cauda do Cavalo e seu professor de Música Zoumana Téréta” (“So Kou – The Horse’s Tail and his Master Player Zoumana Téréta”), do diretor italiano Marco Romano, foi eleito o melhor documentário. É sobre Zoumana Téréta, o único músico africano que toca um instrumento antigo, uma espécie de violino com cordas feitas de crina de cavalo. O diretor do filme é ele próprio um músico que criou a sua própria gravadora no Mali (África) . Ele dedica seus documentários á herança cultural musical de diferentes países e continentes.

“Eu não esperava que meu filme fosse exibido em um festival e premiado como o melhor documentário. Estou muito feliz. Filmamos no Mali, terra natal do personagem principal. Informamos à família de ZoumanaTéréta que o filme sobre ele foi calorosamente recebido no festival realizado na Índia. Isso foi muito importante porque o Mali é um país muito pobre, mas ao mesmo tempo possui uma cultura rica e única. Foi muito bom ver a música de um músico do Mali ter saído do país por meio de um filme. Ele se torna conhecido do público mundial”, comentou Marco Romano.

O curta-metragem ” Vagupparai” (“O quarto ano”), na língua tâmil (do sul da Índia) ganhou a indicação para o curta-metragem do II PlayButton Short Film Festival. O filme, dirigido pelo indiano Jamer Basha, narra a vida de uma vila da Índia na qual a única escola gratuita é fechada. A história foca em um aluno de quatro anos que não desiste e quer continuar os estudos por todos os meios. A estréia na televisão do vencedor do Grand Prix do festival PlayButton será transmitida no canal da TV BRICS.

Os melhores filmes do festival foram exibidos em shows ao vivo, realizados no Centro Russo de Ciência e Cultura Rossotrudnichestvo, em Chennai. Foram realizadas também exibições especiais dos melhores documentários dos países do BRICS no II PlayButton Short Film Festival, com apoio da TV BRICS. Assim, o público indiano pôde ver histórias de diretores do Brasil, Rússia, China e África do Sul.

O II Festival de Curtas-metragens do PlayButton é realizado pela União Indiana- Russa de Cinegrafistas e pelo Centro Russo de Ciência e Cultura de Rossotrudnichestvo em Chennai. O festival de cinema é organizado para apoiar jovens cineastas da Índia com menos de 35 anos de idade. O festival também visa expandir a cooperação de cineastas indianos e russos na área de coprodução e intensificar a troca de experiências entre os integrantes da indústria cinematográfica dos dois países.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "PlayButton premiou curtas e documentários na Índia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*