Precisamos falar sobre paratha de cebola: a delícia indiana que você pode fazer bem fácil em casa

Credito: Florencia Costa

Se há uma delícia que une os indianos de norte ao sul, do leste ao oeste, é a paratha: um pão frito recheado com o que você mais gosta. A mais tradicional é a “alu paratha” (recheada com batata e condimentos). Mas o Beco da Índia direciona o seu holofote para a “pyaaz paratha” (paratha de cebola e condimentos).

Trata-se de um dos mais populares pãs da Índia e o país tem inúmeros tipos. Só de pronunciar a palavra vem água na boca: crocante, tem sabor intenso devido ao recheio com especiarias. E a boa notícia para os que não são craques na cozinha é que não é difícil fazer.

Além de batata e cebola, o recehio pode ser de paneer (ricota indiana), espinafre, couve-flor, e muito mais. É só deixar a imaginação livre. Vários restaurantes na Índia são especialistas em parathas, com cardápios inundados de opções. E há os vendedores de rua também.

Prato perfeito: Paratha recheiada com grão-de-bico e cebola crua. Credito: Florencia Costa

As parathas são versáteis: podem ser o café da manhã, especialmente no Norte da Índia. Mas também podem desempenhar a função do almoço, acompanhadas de grão-de-bico e de um prato de vegetais. A paratha é muito apreciada no lanche da tarde, com o chai (chá preto com especiarias e leite).

Você pode se deliciar com sua paratha pura ou acompanhada com iogurte e especiarias, ou com algum picles (conserva de vegetais e vinagre) ou com chutney  (molhos concentrados  indianos que podem ser feitos com inúmeros ingredientes).
 
A paratha é feita com farinha de trigo integral. Em uma tijela, coloque uma xícara dessa farinha, acrescente um fio de óleo, sal a gosto e adicione água aos pouquinho, mexendo com as mãos até formar uma bola não grudenta.

Veja aqui uma receita bem fácil de “pyazz paratha” (Paratha de cebola) publicada no canal do Youtube “Something’s Cooking With Alpa:

Em uma tábua de madeira polvilhada com farinha,  divida a bola de massa em pequenas bolas. Em cada uma delas você deve fazer um buraco e colocar o recheio e em seguida fechar a bola de novo de forma que o recheio fique dentro dela. Depois, estique a massa com um rolo, fazendo uma especie de panqueca.

Para o recheio, deve-se cortar a cebola em pedaços bem pequenos e colocar num prato. Corte uma pimenta malagueta vermelha ou verde em fatias bem pequenas, acrescente coentro e pimenta malagueta, ambos em pó, além do sal, a gosto. Se você tiver em casa, acrescente garam masala em pó (mistura de especiarias indiana), pós de manga seca e gengibre seco.

Há uma imensa legião que compõe os adoradores de parathas , em toda a Índia e em outros países. Junte-se a essa comunidade.

— Equipe Beco da Índia

1 comentário em "Precisamos falar sobre paratha de cebola: a delícia indiana que você pode fazer bem fácil em casa"

  1. Haverá a possibilidade de trocar a farinha de trigo por farinha de arroz ou amigo de milho . Motivo alergia a glúten. Agradecida

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*