Prepare os seus tapetes: começa hoje o mês do Ioga

Credito: Pixabay

Entramos hoje no mês dos asanas: em 21 de junho, o mundo vai celebrar  pelo quinto ano consecutivo o Dia Internacional do Ioga, determinado pela Organização das Nações Unidas em 2015, por pedido do governo indiano. Afinal, o Ioga, uma prática física, mental e espiritual, nasceu na Índia antiga, há milhares de anos.

Mas o Dia Internacional do Ioga deste ano será diferente de todos os outros: o isolamento social ainda permanece em muitos lugares do mundo, embora alguns países comecem a flexibilizar as regras do chamado  lockdown por terem já passado pela pior fase  da pandemia de coronavírus.

Em seu novo avatar, o Ioga,  na Índia e no mundo, encarou o lockdown onde foi decretado o bloqueio social, e se transportou para a internet, alcançando milhões.  Muitos que nunca haviam praticado Ioga, começaram a seguir aulas online e aprenderam a meditar para lidar com as dificuldades do isolamento e do meio diante da doença.

Celebridades de Bollywood, a mais famosa indústria cinematográfica indiana, se uniram em uma campanha online chamada Yoga+, utilizando as redes sociais dos famosos para conscientizar as pessoas de que o Ioga não é apenas um tipo de exercício físico, mas um estilo de vida.


Abhishek Sharma.
Credito: Facebook

Atrizes como Kareena Kapoor Khan, Malaika Arora, Neha Dhupia, e o cineasta Karan Johar, foram algumas das celebridades que parrticiparam dessa campanha, que também tem como objetivo alcançar mais gente durante o lockdown.

Os organizadores do movimento explicaram que Ioga pode ser cozinhar uma comida que você ama, meditação, ouvir uma música, tudo com a intenção de ser mais saudável e mais feliz :são todas manifestações do Ioga. A campanha conta estórias reais de como o ioga ajuda as pessoas a se tornarem mais calmas e mais saudáveis. Nesses tempos de Covid 19, o Ioga tem sido visto como é: a união da mente e do corpo, com a manutenção da saúde e do equilíbrio. Alguns buscam apenas a redução de estresse, outros um caminho espiritual. Mas há os que procuram por todos os benefícios dessa prática.

Abhishek Sharma, que se auto-intitula coach holístico e treina várias celebridades indianas, decidiu romper sua resistência ao mundo pnline e passou a transmitir aulas com lives no facebook todas as manhãs durante o lockdown. Ele acabou percebendo que tinha seguidores até de outros países, como Paquistão, Nepal e Cingapura.

Sharma se especializou no Raj Ioga, que foca no Eu e na comunhão com o universo, mas adaptou esse estilo com as necessidades do mundo moderno, como evitar a obesidade, os problemas de postura e o estresse. Seu objetivo é engajar mais pessoas e fazê-las incluir o Ioga nas suas vidas, mesmo após o lockdown.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Prepare os seus tapetes: começa hoje o mês do Ioga"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*