Professor de Ioga indiano ensina para detentos e agentes penitenciários em SP

Os detentos com professor Dr Sanjay Kumar

O indiano, Sanjay Kumar, professor de Ioga do Centro Cultural Swami Vivekananda — o centro cultural da Índia, braço do consulado geral do país em São Paulo —  tem ensinado, desde 2018, asanas  para  presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros II, na zona oeste da capital paulista, e também para agentes penitenciários. Asanas são as posições dessa tradição milenar da Índia.

Kumar explica que a ideia é unir o corpo e a mente. Por isso, enquanto ensina as posições de Ioga, ele repete as orientações na sala de aula: “sinta a sua respiração” e “relaxe a sua mente”.  O ensino de antigas técnicas de respiração são fundamentais.

Em novembro de 2019, houve a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso especial de Ioga para agentes da Secretaria de Administração Penitenciária, com a presença do consul-geral da índia, Amit Kumar Mishra, da diretora do Centro Swami Vivekananda, Puja Kaushik, e do próprio mestre Sanjay Kumar.

Uma matéria publicada pelo portal R7, em 16 de dezembro de 2018, revelou mais detalhes de como foram as aulas para os detentos

— Equipe do Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Professor de Ioga indiano ensina para detentos e agentes penitenciários em SP"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*