Quais são os filmes indianos que foram ao Oscar?

Crédito: Sony Pictures Limited

A dura realidade é o fator que une as estórias dos três filmes indianos que foram indicados para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na história: Mother India (1957), Salaam Bombay (1988) e Lagaan (2001).

Em Mother India (de Mehboob Khan), a estrela Nargis, que encarna o papel da heroína Radha, é forte e corajosa, uma mãe que simboliza uma Índia nascente, saída de séculos de colonização e exploração. Mas Radha, uma agricultora que luta para criar seus dois filhos sozinha, tem uma vida trágica, marcada pela pobreza. Mother India foi nomeado para melhor filme estrangeiro em 1958: foi a primeira vez que um filme indiano foi nomeado para esta premiação.

Três décadas depois, foi a vez de Salaam Bombay!, uma história tocante sobre crianças de rua de Mumbai (como depois foi renomeada a cidade de Bombaim) e a sua luta pela sobrevivência.  O filme revela uma das faces mais duras da “Cidade dos Sonhos”, que abriga a sede de Bollywood, a indústria cinematogrática da Índia com filmes em Hindi, que atrai tantos migrantes em busca de sonhos. Da diretora Mira Nair, a obra concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição 1989. 

O terceiro indiano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi Laggan, era uma vez na Índia (2001), de Ashutosh Gowariker.  A mesma linha da luta contra pobreza perpassa essa grande produção bollywoodiana, com a participação de uma das grandes estrelas do cinema comercial indiano, Aamir Khan.  Um jogo de críquete em um vilarejo rural da Índia do século 19 decidirá se a sofrida população local vai pagar mais impostos aos exploradores britânicos que colonizavam o país então.  Nenhum dos três filmes levou a estatueta.

— Equipe Beco da Índia

Veja aqui o trailer de Lagaan do Sony Pictures:

Seja o primeiro a comentar em "Quais são os filmes indianos que foram ao Oscar?"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*