Esse prato pode ser vegetariano ou não vegetariano, mas sempre é perfumado e está relacionado a festas ou aos almoços de famílias nos domingos. O biryani é um campeão de audiência, um dos pratos mais pedidos nos aplicativos de comida da Índia em 2020
Um prato que costuma ser a estrela dos banquetes de casamentos indianos e de outras grandes festanças é o biryani. Esse risoto indiano geralmente domina e brilha no palco dessas festas, ofuscando até mesmo a presença dos bolos celebratórios. O biryani é também um prato típico do almoção de domingo.
Mas como ele surgiu na Índia? O pilau persa (um tradicional risoto) viajou para a Índia no século 16, encontrou iguarias apimentadas à base de arroz e foi assim que acabou nascendo a um dos pratos mais celebrados dos banquetes de casamento: o biryani.

Fundadores da Dinastia Mogol, que vieram da Ásia Central e da antiga Pérsia, trouxeram o risoto, que acabou ganhando suas características próprias na Índia, especialmente com as especiarias e pimenta.
Esse prato perfumado e celebratório, com multi camadas de arroz e carnes ou vegetais, divide o coração e o estômago dos indianos juntamente com as tradicionais lentilhas (dal) e roti (ou chapati, o pão sem fermento feito em caso que substitui o arroz nas refeições), além das famosas samosas.
O biryani caiu tanto no no gosto dos indianos que há até disputas regionais sobre que Estado faz o melhor. E em cada local há receitas diferenciadas. Na cidade de Hyderabad, capital do estado de Andhra Pradesh (muito famosa pelas suas receitas de biryani), camadas de carne temperada e arroz salpicado de açafrão são seladas sob uma tampa de massa e depois cozidas no vapor.

Crédito: Rice By Choice
Uma das ténicas mais conhecidas da gastronomia persa é marinar carnes em iogurte. Para o biryani, cebolas, alho, amendoas e especiarias são adicionados ao iogurte para fazer uma pasta densa que cobre a carne. Uma vez marinada a carne, ela é levemente frita antes de ser transferida para o pote.
Em Chennai, capital do estado de Tamil Nadu, o prato esquenta com a pimenta malagueta e a acidez com tomate. E em Kolkata, capital do estado de Bengala Ocidental, um biryani cravejado de batata é tradicionalmente coberto com um ovo cozido.
Segundo a técnica para o pilau, arroz meio cozido é colocado sobre a carne. Fios de açafrão marinados em leite é despejado sobre o arroz para adicionar cor e aroma. E o prato é cozido lentamente em carvão quente Na pandemia do Novo Coronavírus em 2020, os aplicativos de encomenda de comida verificaram que esse risoto foi um dos mais pedidos pelos clientes. Segundo o serviço Swiggy, todas as formas de biryani – vegetarianos e não vegetarianos – foram encomendados mais de uma vez a cada segundo em 2020. Foi o prato mais popular do aplicativo.
Veja aqui um vídeo de uma receita de biryani de frango, do Canal Spice Eats
— Equipe Beco da Índia
Seja o primeiro a comentar em "Qual é a estrela dos banquetes de casamentos indianos?"