Qual é a música indiana mais famosa do Brasil?

Kareena Kapoor e Ajay Devgan em Omkara. Crédito: Jiocinema.com

Pelo menos uma música de Bollywood é muito conhecida do público brasileiro: Beedi Jalaile (“acenda o meu cigarro” ), tocada na abertura da novela “Caminhos da Índia”, transmitida pela TV Globo em 2009: uma história de amor proibido entre um rapaz e uma moça indianos. A novela ganhou o prêmio Emmy de melhor telenovela, o equivalente ao Oscar da TV mundial. Mas será que o telespectador brasileiro sabe de que filme  indiano é essa música?

Veja o vídeo da produtora Eros Now:

A resposta é: Omkara (2006), do diretor Vishal Bharwaj, uma adaptação indiana da tragédia Othello (Shakespeare). A história indiana  – que também é centrada, claro, na questão do adultério – se passa nos rincões mais distantes do estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, em um ambiente de gangues e políticos criminosos locais. Bem distante daquela imagem tradicional de filmes bollywoodianos açucarados, Omkara tem diáologos fortes, recheados de gírias e palavrões.  A obra aborda temas como casteísmo, machismo, ciúme, amor, traição e vingança

Othello e Desdemona, pintura do espanhol Antonio Muño Degraín (1840-1924) Crédito : WIKIMEDIA COMMONS

Se Othello era um general Mouro que conquistou Desdêmona, moça de pele clara, filha de um poderoso senador veneziano do século 17,  Omkara era um homem de “meia casta”, filho de um político local brâmane com uma mãe de “casta baixa” da Índia do século 21. Omkara casa com Dolly, de “casta alta”, contra a vontade do pai da moça, que na primeira oportunidade envenena a mente do rapaz: “ela, que  abandonou o próprio pai, nunca será de ninguém”.

Do filme participam alguns dos mais famosos atores de Bollywood, como Kareena Kapoor (que faz a personagem Dolly, o equivalente à Desdemona), Ajay Devgan (que encarna Omkara, ou Othello), e Saif Ali Khan (que representa Langda, ou Igor).  Omkara fez muito sucesso na Índia e foi mostrado no Festival de Cannes em 2006.

Beedi Jalaile,  o principal ítem musical do filme  – um imenso sucesso na Índia, tocado em todas as festas e nightclubs – é dançado pela beldade bollywoodiana Bipasha Basu, que faz o papel de Billo, uma espécie de dançarina de cabaré. As vozes são da cantora Sunidhi Chauhan e do cantor Sukhwinder Singh. A letra é de Gulzar. O video official de Beedi Jalaile alcançou mais de 2.2 milhões de cliques no YouTube.

Seja o primeiro a comentar em "Qual é a música indiana mais famosa do Brasil?"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*