Quando a água de coco se transforma em couro: conheça as bolsas e sapatos indianos veganos

Credito: Malai Biomaterial

A startup Malai Biomaterials Design inventou um couro vegano feito a partir de um processo de fermentação de água de coco e de fibras de banana.

É fato que a água de coco oferece muitos benefícios para a saúde. Mas eis que no século 21,  descobre-se uma nova propriedade do coco, fruta originária do Sudeste da Ásia e que desembarcou no Brasil no século 16, trazida pelos portugueses. Na Índia, em seu próprio berço de origem, dois designers usaram essa fruta para ajudar no movimento de proteção dos animais e da natureza.

Bolsa de couro vegano feito à base de
água de coco. Crédito Malai Biomaterials

Uma startup inventou um couro vegano feito a partir de um processo de fermentação de água de coco e de fibras de banana. A celulose bacteriana é desenvolvida a partir da água de coco, fibra de caule de banana, de sisal e de cânhamo. O processo não exige uso de energia ou de produtos químicos . O resultado é um couro vegano biodegradável e pode se decompor em 150 dias. O tingimento do material é feito de forma natural.  

Com esse material, a empresa Malai Biomaterials Design produz sapatos, sandálias, bolsas e carteiras, tudo muito charmoso e ecológico. Trata-se de um material biocompósito, ecológico, constituído por fases de origem natural, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais provocados pelo consumo de materiais sintéticos obtidos a partir de fontes fósseis.

Sandália de couro de água de coco.
Crédito Malai Biomaterials

A startup venceu em fevereiro a segunda edição do Circular Design Challenge (Desafio do Design Circular), promovido por uma feira de modas muito famosa na Índia: a Lakme, realizada em Mumbai, capital financeira do país. O desafio foi criado há um ano para incentivar métodos inovadores para reciclar materiais. 

Resistente à água, o material _  chamado de Malai (creme, em Hindi), uma referência à carne do coco _ é exportado para marcas internacionais. A pequena empresa foi criada pelos designers C S Susmith, nascido em Kerala (estado no Sul da Índia), e Zuzana Gombosova, nascida na Eslováquia. Ela conheceu a celulose bacteriana durante o seu mestrado na Universidade de Artes, em Londres, há sete anos. Zuzana foi para Mumbai para trabalhar como designer e lá conheceu  Sushmith, como contou em entrevista ao website The Better India.

A startup – que participou da London Design Week e da Prague Design Week em 2018 – faz parcerias com pequenos agricultores de coco e unidades de procesamento e de coleta água de coco maduro. Após  criar o material inovador, a startup passou a desenhar os produtos, que são, inclusive vendidos para a Europa e para os Estados Unidos.

Veja aqui o vídeo da startup Malai Biomaterials Design.

— Equipe do Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Quando a água de coco se transforma em couro: conheça as bolsas e sapatos indianos veganos"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*