Madhuri Dixit (nascida em 1967) é uma das divas mais famosas da Bollywood, a indústria de filmes indianos falados em Hindi. Ela reinou nas telas da Índia entre os anos 1989 a 2002, mas após casar e ter filhos, se retirou do palco. Dixit voltou a atuar em 2007 com um filme que não fez muito sucesso (Aaja Nachle, ou Venha, vamos dançar).
Mas, então, porque escrever sobre esse filme? Porque este é um exemplo de como muitas vezes a música ultrapassa o filme na história do cinema comercial indiano. Aaja Nachle é um símbolo disso: as pessoas lembram e dançam a essa música por anos a fio, até hoje, embora não necessariamente lembrem do filme em si. A trilha sonora do filme foi composta por Salim Sulaiman. As letras, por Jaideep Sahni e Pyush Mishra. No caso da música Aaja Nachle a cantora é bastante famosa na Índia: Sunidhi Chauhan.
Madhuri_Dixit
Crédito: Wikipedia CommonsUma pintura de miniatura do poema do Laila e Majnu.
Crédito: Wikipedia Commons
Aaja Nachle foi lançado na Índia e nos Estados Unidos em 30 de novembro de 2007 e Dixit fazia o papel de Diya, uma coreógrafa que vivia em Nova Iorque com sua filha Radha. Ao saber que seu professor de dança na Índia estava morrendo, Diya volta com a filha para o seu vilarejo natal, Shamli, no estado indiano de Uttar Pradesh. Lá, descobre que o guru havia deixado um pedido especial para ela: o de salvar o Ajanta, um abandonado teatro usado antes para espetáculos de dança e que estava ameaçado de ser derrubado para dar lugar a um shopping center.
Diya enfrenta vários obstáculos, como poderosos interesses políticos, e conta com pouquíssimos aliados, apenas amigos de infância. Mas um dos políticos que ela abordou faz um desafio: ele a ajudaria a cancelar a demolição se ela conseguisse apresentar um show de sucesso apenas com dançarinos do vilarejo de Shamli.
Diya aceita o desafio e escolhe como tema de seu espetáculo Laila-Majnu, uma estória de amor baseado em um poema persa do século 7, séculos depois chamado de o “Romeu e Julieta do Oriente”. Bom, quem quiser saber o final, veja o filme. Não vamos dar o spoiler. Mas em compensação, você poderá ver aqui a famosa dança da diva Dixit, na qual ela te chama para dançar:
— Equipe Beco da Índia
Eu amo essa história eu queria tanto assistir o filme novamente