Que ingrediente das Américas conquistou os indianos?

Chilis secando ao sol. Crédito: Needpix

A pimenta chili é a alma das cozinhas indianas. Não dá para imaginar a vida sem ela, seja a vermelha ou a verde. Mas poucos sabem que esse tipo de pimenta, do gênero vegetal “Capsicum”, não nasceu na Índia, apesar de ser tão associada hoje à sua culinária. O chili chegou em terras indianas pelas mãos dos portugueses, que trouxe esse vegetal das Américas.

Chilis vermelho e verde.
Crédito: Depositphotos

Antes da chegada da pimenta chili na Índia, no século 16, a culinária local utilizava a pimenta-do-reino para dar à comida o sabor picante. A pimenta-do-reino sim é originária do Sul da Ásia, assim como outras especiarias como canela, cardamomo, gengibre, turmérico, cominho, folha de louro, aniz estrelado, noz moscada, etc.

O chili entrou rapidamente no cardápio indiano por ser fácil de plantar em quase todo o território. Há uma série de variedades de pimenta chili na Índia hoje, como o “olho de pássaro”, no Leste do país, e o chili da Cachemira, no extremo norte, que é mais suave e oferece uma bela cor avermelhada aos pratos.

Saiba aqui qual é a conexão entre as samosas, os famosos pasteis indianos, e a  política norte- americana

Com a chegada dos portugueses na Índia, os chilis foram introduzidos na culinária de Goa. Esse estado indiano foi colônia do Império Português. De lá, a pimenta chili espalhou-se para o Sul da Índia.

Chili em pó. Crédito: Flickr

No século 17, a pimenta chili foi levada para o Norte da Índia por guerreiros maratas do rei Shivaji, que combateu os exércitos dos imperadores muçulmanos mogóis. Diz a lenda que os maratas eram combativos devido ao consumo da pimenta chili, que os deixava mais corajosos.

A partir do século 18 já o chili já estava integrado à gastronomia daquela região.  No início, os chilis eram usados para preparar chutneys (espécie de molho) e pickles (condimento feito de vários ingredientes) que os indianos gostam tanto. Hoje a Índia é o maior produtor mundial de pimento chili seca  no mundo.

Leia aqui a matéria sobre a rainha do pickles

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Que ingrediente das Américas conquistou os indianos?"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*