Quem inventou o curry?

Curry pakora Foto: Florencia Costa

Quando se pensa em comida indiana, uma palavra mágica vem à mente dos brasileiros, em geral: curry. Mas qual é a sua história? Como nasceu esse termo? Essa ideia foi um conceito  que os europeus levaram para a Índia, conta a britânica Lizzie Collingham em seu livro Curry, a biography (Chatto & Windus, 2005). Os indianos costumam se referir a seus pratos com nomes diferenciados.

Quando se fala “frango ao curry”, “vegetais ao curry”, “peixe ao curry”, etc , o que se quer dizer é que o objeto principal do prato vem acompanhado de um molho perfumado, que mistura inúmeras especiarias. Mas não é necessariamente aquele molho amarelo, feito com aquela mistura de especiarias em tom amarelado, vendida nas lojas do Brasil e de outros países do mundo como “curry”.

Esse termo foi criado pelos britânicos a partir de uma palavra da língua tâmil (do Sul da Índia), Kare, ou seja, caldo temperado. Os portugueses, que desembarcaram na Índia antes dos britânicos, ainda no século 15, chamavam isso de Caril. Daí os britânicos passaram a chamar curry para se referir aos caldos temperados geralmente servidos com o arroz.

Ao deixarem a Índia, oficiais britânicos tinham saudade da deliciosa comida do local que colonizavam. E algumas mentes mais espertas tiveram a ideia de criar um produto para comercializar em seu país: um pó que sintetizasse os sabores daqueles molhos. No século 19 já havia propaganda de curries vendidos na Grã-Bretanha. Dizia-se que ajudavam na digestão e estimulavam o estômago. A globalização do curry não demorou a acontecer. Hoje é tradição não apenas entre os britânicos, mas japoneses e tailandeses, embora esses molhos tenham as suas especificações em cada um dos países.

O chef indiano Sanjeev Kapoor explica que os curries na Índia são bastante variados, de acordo com as diferentes região do país. Ele demonstra aqui como preparar um típico curry do norte da Índia. Primeiro pegue uma frigideira, acrescente óleo e deixe esquentar. Aí coloque uns pedaços de canela em pau, alguns cravos e cardamomos. O óleo vai ficar com o aroma dessas especiarias. Acrescente cebola roxa picada ou em pasta e mexa até ela ficar corada.

Veja aqui como fazer um curry indiano, receita de um famoso chef do país, Sanjeev Kapoor :

Quando a cebola estiver no ponto, acrescente um pouco de água , depois pasta de alho e de gengibre. Mexa por um tempo e aí acrescente as especiarias em pó: açafrão-da-terra, que dá a cor típica do curry indiano, coentro, pimenta malagueta e cominho. Acrescente purê de tomate e cozinhe por um tempinho (algo em torno de 8 minutos).

Você pode preparar um curry mais cremoso ou mais aguado e dependendo da escolha, acrescente mais água. Está pronto. Você pode acrescentar o que quiser no seu curry: frango, vegetais, peixe etc. Antes de servir o prato, não se esqueça de retirar as especiarias em pedaços.

— Equipe do Beco da Índia

1 comentário em "Quem inventou o curry?"

  1. O caril é de origem indiana e as palavras mais utilizadas, para o designar nas línguas indianas, eram karil ou kare. Portugal descobriu a India muitos anos antes de os ingleses lá chegaram e passaram a trazer várias especiarias para Portugal tendo dado o nome de caril á especiaria indiana com designação parecida. Os ingleses, quando cerca de 8 anos mais tarde ocuparam a maior parte da India. entenderam chamar curry ao caril, Mas a palavra caril é a original, é portuguesa e constitui um insulto ao povo português e até ao indiano usar o termo curry no Brasil. Essa palavra não faz parte da língua original portuguesa.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*