Saiba que receita de doce indiano foi a mais procurada na internet durante a pandemia na Índia

Crédito: Pixabay

O jalebi é um doce indiano que pode servir como café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa do jantar

Na sua pesquisa anual sobre as buscas mais populares do ano, o Google India revelou que  o jalebi, um doce quente e crocante indiano, foi um dos 10 termos mais procurados na frase “Como fazer….” durante a pandemia do Novo Coronavírus. Isso porque os indianos não costumam preparar essa iguaria em casa, mas comprá-la nas docerias.

Essa delícia chegou na Índia pelas mãos de um general persa do século 15 que liderava a conquista de territórios para o imperador Humayun. O general foi obrigado a trazer esse doce fino, crocante e quente, recheado com uma pecaminosa calda de açúcar. Se não o fizesse, sua concubina preferida não o acompanharia na empreitada militar. Pelo menos essa é a lenda romântica sobre o jalebi.

A escritora escocesa Pamela Timms, que vive na Índia e escreveu o livro “Korma, Kheer and Kismet: Five Seasons in Old Delhi”, conta que a primeira menção ao jalebi na Índia ocorre em 1450, em uma descrição de um banquete. A palavra jalebi vem do termo persa “Zoolbia”. Pamela conta que nos invernos de Delhi, uma visita obrigatória na parte velha da cidade é ao Jalebi Walla, uma loja tradicional, a mais famosa fornecedora de jalebis na capital indiana.

Jalebi com leite. Crédito: Wikimedia Commons

Em seu livro, Pamela lembra que tentou convenceu seu vendedor preferido de jalebi a revelar os segredos de sua receita perfeita. Mas ele foi categórico, afirmando que ninguém de fora de sua família jamais teve acesso – e nunca terá – à receita. Mas os jalebi wallas (os especialistas no preparo de jalebi) contaram a ela que o segredo maior está na calda açucarada quente que escorrega para fora do jalebi quando o mordemos. “Eles dizem que leva 22 horas para preparar a a calda, mas eu nunca consegui progredir nesse quesito”, lamentou a escritora.

Uns são mais laranjas, porque são feitos com corante, outros mais amarelados. Em seus diversos avatares, o jalebi surge como a estrela de um brunch de domingo na Índia. Em várias regiões do país, o doce é de fato servido no café da manhã. Mas é um ritual indiano comprar jalebis nas docerias ou nos vendedores de rua, que os fritam na frente dos fregueses. Servido com o chai (chá preto com leite e especiarias), ele é a perfeição na Terra. Há quem prefira comer jalebi acompanhado com leite apenas.

Mas o jalebi também encarna a sobremesa sofisticada obrigatória nos jantares das famílias indianas e especialmente nos banquetes de casamento. Muitas vezes, o jalebi é acompanhado de um delicioso creme chamado rabri, feito com leite.

— Equipe Beco da ìndia

Veja aqui um vídeo que mostra a receita dessa delícia indiana

Seja o primeiro a comentar em "Saiba que receita de doce indiano foi a mais procurada na internet durante a pandemia na Índia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*