Sarod, o instrumento que toca pela paz e pelo clima

Amjad Ali Khan (centro) com Sharon Isbin, Amaan e Ayaan. Credito: Facebook de Amjad Ali Khan

Um dos maiores nomes da música clássica indiana, Amjad Ali Khan, que fez sua carreira tocando sarod, lançou na sexta, 22 de maio, um álbum em parceria com a violinista clássica norte-americana Sharon Isbin (vencedora do Grammy) chamado “Cordas para a Paz”, pelo Zoho Music. Os dois filhos do instrumentista indiano também participam da obra: Amaan Ali Bangash e Ayaan Ali Bangash.

Junto com o sitar, o sarod é um dos instrumentos mais populares e proeminentes na música clássica hindustani (do norte da Índia). Esse instrumento de cordas é usado na música clássica indiana, em músicasj devocionais, como kirtan e bhajan, e outros gêneros musicais.


Amjad Ali Khan com o sarod.
Credito: Facebook de Amjad Ali Khan

Nascido em 1945 em uma família de instrumentistas clássicos, Amjad Ali Khan faz apresentações dentro e fora da Índia desde os anos 60. Um acentral dele foi músico na corte do marajá de Rewa, hoje no estado indiano de Madhya Pradesh, no século 17. O neto deste ancestral, Ghulam Ali Khan Bangash, foi músico da corte em Gwalior, no mesmo estado.

“A língua cria barreiras entre as pessoas, mas a música sempre as conecta. A musica conecta o mundo todo”, comentou o famoso maestro de Sarod, ao explicar por que lançar um álbum com uma instrumentista norte-americana. “Cada um de nós traz o espírito de compartilhar os tesouros únicos de suas tradições artísticas”, completou.

Amjad Ali Khan sempre se engajou em shows com causas nobres, como a paz.  Em 2014, por exemplo, ele e seus dois filhos se apresentaram no Concerto ‘Raga For Peace’,  durante cerimônio da entrega do Prêmio Nobel da Paz.  No início deste mês ele participou da campanha #IforIndia, um concerto online para arecadar fundos para os mais necessitados no país diante da pandemia do Novo Coronavírus. Em 2011 ele recebeu uma das mais importantes condecorações civis do governo indiano: Padma Vibhushan.

Veja aqui o vídeo com um trecho desse álbum, do canal de Sharon Isbin no Youtube:

O álbum de Amjad Ali Khan e Sharon Isbin  tem quatro faixas. Os dois  se conhecem há mais de 10 anos. “Nossos instrumentos tem muitas similaridades e diferenças. A combinação do sarod e do violão resulta em uma mistura estraordinária, é uma viagem emocional e espiritual”, disse a violinista americana, que faz Meditação Transcendental há anos e sempre nutriu forte inetresse pela música clássica indiana.

Ayaan Ali Bangash comentou que eles nem poderiam imaginar que o álbum seria lançado em um momento em que “a humanidade precisaria considerar a meditação e a contemplação mais do que nunca”.

O sarod pode tocar pela paz e também pela natureza. Soumik Datta (nascido em 1983), um jovem instrumentista indiano-britânico, lançou em abril o single “Tiger Tiger”, em resposta ao desmatamento e à crise  decorrente das mudanças climáticas. Sua música mistura estilos da Índia e Brasil, com tambores da Amazônia. Datta nasceu em Mumbai mas cresceu em Londres.

— Equipe Beco da Índia

Veja o vídeo “Tiger Tiger” no canal de Soumik Datta no Youtube:

Seja o primeiro a comentar em "Sarod, o instrumento que toca pela paz e pelo clima"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*