Um dos maiores nomes da música clássica indiana, Amjad Ali Khan, que fez sua carreira tocando sarod, lançou na sexta, 22 de maio, um álbum em parceria com a violinista clássica norte-americana Sharon Isbin (vencedora do Grammy) chamado “Cordas para a Paz”, pelo Zoho Music. Os dois filhos do instrumentista indiano também participam da obra: Amaan Ali Bangash e Ayaan Ali Bangash.
Junto com o sitar, o sarod é um dos instrumentos mais populares e proeminentes na música clássica hindustani (do norte da Índia). Esse instrumento de cordas é usado na música clássica indiana, em músicasj devocionais, como kirtan e bhajan, e outros gêneros musicais.

Amjad Ali Khan com o sarod.
Credito: Facebook de Amjad Ali Khan
Nascido em 1945 em uma família de instrumentistas clássicos, Amjad Ali Khan faz apresentações dentro e fora da Índia desde os anos 60. Um acentral dele foi músico na corte do marajá de Rewa, hoje no estado indiano de Madhya Pradesh, no século 17. O neto deste ancestral, Ghulam Ali Khan Bangash, foi músico da corte em Gwalior, no mesmo estado.
“A língua cria barreiras entre as pessoas, mas a música sempre as conecta. A musica conecta o mundo todo”, comentou o famoso maestro de Sarod, ao explicar por que lançar um álbum com uma instrumentista norte-americana. “Cada um de nós traz o espírito de compartilhar os tesouros únicos de suas tradições artísticas”, completou.
Amjad Ali Khan sempre se engajou em shows com causas nobres, como a paz. Em 2014, por exemplo, ele e seus dois filhos se apresentaram no Concerto ‘Raga For Peace’, durante cerimônio da entrega do Prêmio Nobel da Paz. No início deste mês ele participou da campanha #IforIndia, um concerto online para arecadar fundos para os mais necessitados no país diante da pandemia do Novo Coronavírus. Em 2011 ele recebeu uma das mais importantes condecorações civis do governo indiano: Padma Vibhushan.
Veja aqui o vídeo com um trecho desse álbum, do canal de Sharon Isbin no Youtube:
O álbum de Amjad Ali Khan e Sharon Isbin tem quatro faixas. Os dois se conhecem há mais de 10 anos. “Nossos instrumentos tem muitas similaridades e diferenças. A combinação do sarod e do violão resulta em uma mistura estraordinária, é uma viagem emocional e espiritual”, disse a violinista americana, que faz Meditação Transcendental há anos e sempre nutriu forte inetresse pela música clássica indiana.
Ayaan Ali Bangash comentou que eles nem poderiam imaginar que o álbum seria lançado em um momento em que “a humanidade precisaria considerar a meditação e a contemplação mais do que nunca”.
O sarod pode tocar pela paz e também pela natureza. Soumik Datta (nascido em 1983), um jovem instrumentista indiano-britânico, lançou em abril o single “Tiger Tiger”, em resposta ao desmatamento e à crise decorrente das mudanças climáticas. Sua música mistura estilos da Índia e Brasil, com tambores da Amazônia. Datta nasceu em Mumbai mas cresceu em Londres.
— Equipe Beco da Índia
Veja o vídeo “Tiger Tiger” no canal de Soumik Datta no Youtube:
Seja o primeiro a comentar em "Sarod, o instrumento que toca pela paz e pelo clima"