Shirodhara: o tratamento que promete relaxar a mente

Tratamento Shirodhara. Crédito: Tradeclick.in

O tratamento Shirodhara envolve a aplicação de líquidos mornos na testa do paciente de forma contínua e lenta

Uma das terapias mais relaxantes da aiurveda chama-se Shirodhara. Envolve a aplicação de líquidos mornos na testa do paciente de forma contínua e lenta.

O nome Shirodhara vem do Sânscrito: shiro significa cabeça e dhara, fluxo (do líquido). Podem ser usados diferentes líquidos, como óleo, leite, água de coco ou água, dependendo do problema.

O tratamento é realizado de acordo com o dosha dominante de cada pessoa. Segundo o sistema do Aiurveda doshas são os humores corporais, chamados de Vata, Pitta e Kapha. O desequilíbrio desses humores é a causa de enfermidades, segundo esa tradição milenar indiana. O objetivo do aiurveda é equilibrá-los.

O recipiente do Aiurveda no qual o líquido
morno é colocado para ser aplicado
na cabeça. Crédito: Max pixel

O tratamento Shirodhara tem sido usado para vários problemas, como sinusite, rinite, insônia, vertigem etc. Nos spas é um tratamento muito solicitado por seu alto poder de relaxamento. A temperatura do óleo usado causa vasodilatamento e melhora a circulação sanguínea no cérebro.

O Shirodhara faz parte do famoso Panchakarma, ou cinco ações, um grande tratamento de limpeza e rejuvescimento do corpo e da mente, feito em cinco fases, como o nome indica.

Muitas vezes o terapeuta começa Shirodhara com o Abhyangam, ou seja, uma massagem no corpo todo do paciente com óleos misturados com ervas específicas, de acordo com cada um.

Depois faz-se uma massagem na cabeça da pessoa, antes de iniciar a aplicação do fluxo contínuo e lento do líquido medicinal morno na testa e no chamado “terceiro olho”, o ponto entre as sobrancelhas.

Esse tratamento é feito especialmente pela manhã ou no fim do dia, quando os resultados serão mais intensos.   No fim, o paciente relaxa deitado  por cerca de 30 minutos antes de tomar banho para a retirada do óleo.

— Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Shirodhara: o tratamento que promete relaxar a mente"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*